Por meio de uma parceria com a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), promoveu nesta segunda-feira, 03/06, um mutirão para cadastro de agricultores no CAR (Cadastro Ambiental Rural).

O CAR é um cadastro eletrônico que apresenta os dados básicos das propriedades rurais, por meio do qual são prestadas informações referentes ao imóvel (domínio, documentação, localização) e suas áreas (vegetação nativa, áreas de preservação permanente, área consolidada, Reserva Legal e outras).

A equipe da Cati e da Sema já fez a regularização de oito agricultores no CAR e no programa Rotas Rurais, para receberem o código de endereçamento rural de suas propriedades, que auxilia no acesso a serviços de emergência e segurança no campo. No mês de julho será realizado um novo mutirão na Sema, com data ainda a ser definida.

O cadastro é obrigatório para todas as propriedades rurais, sendo passível de multa aos não cadastrados. Ao registrar seu imóvel rural no CAR, além de contribuir para a preservação da vegetação, o produtor que detém o cadastro regularizado para obter linhas de financiamento e crédito agrícolas a taxas menores e a prazos superiores àqueles do mercado.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, o produtor que se cadastrar no CAR contribuirá diretamente para a preservação da biodiversidade nacional. “Os dados obtidos por meio dos registros das propriedades contribuem com o trabalho de agências de fiscalização ambiental, que podem monitorar, controlar e combater o desmatamento mais facilmente”, explica.

Para fazer o cadastro, são necessários documentos pessoais (RG ou CNH), matrícula do imóvel, mapas, comprovante de residência e procuração (caso o proprietário do imóvel necessite enviar outra pessoa para solicitar a regularização da área).

O produtor que ainda não realizou sua regularização no CAR pode solicitar auxílio na Sema por meio do telefone (19) 3437-4000 ou no endereço avenida Dr. Paulo de Moraes, 2.113, e também na Casa da Agricultura, por meio do telefone (19) 3433-5033 e pessoalmente no endereço rua Campos Salles, 507.

O CAR é obrigatório para todas as propriedades rurais, sendo passível de multa aos não cadastrados
Mutirão para cadastros ocorreu na Sema, nesta segunda-feira