O Programa Municipal de Agricultura Urbana, instituído pela lei 9.682/2021, realiza sua primeira ação do ano nesta quinta-feira, 16/02, com a abertura do curso introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológicas, na Casa do Hip Hop de Piracicaba. Promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), o curso terá 30 participantes, entre agricultores e cidadãos representantes de comunidades que já desenvolvem ou têm interesse em iniciar hortas urbanas.
Por meio de uma parceria com a Casa do Hip Hop, as aulas serão ministradas na horta comunitária da entidade, que contará com aulas participativas e com abordagem prática. O objetivo do curso, segundo a Sema, é fomentar a agricultura urbana de base agroecológica e o desenvolvimento e aplicação de técnicas agroecológicas na implantação de hortas comunitárias e sistemas agroflorestais (SAF) no município.
O curso tem duração de 16 horas, dividido entre os dias 16 e 17/02, das 8h às 17h, e será ministrado pela equipe da empresa Seleção Natural, vencedora da licitação aberta pela Prefeitura no final do ano passado. A alimentação dos participantes e a entrega dos materiais e apostilas necessárias serão fornecidos pela empresa.
O programa Patrulha Agrícola, coordenado pela Sema, fez a roçagem da área que será utilizada para as atividades práticas de implementação de um sistema agroflorestal e módulo de compostagem.
De acordo com a secretária Nancy Thame, o Programa Municipal de Agricultura Urbana também prevê novas ações em 2023, como a abertura de uma nova capacitação no segundo semestre, a instalação de uma horta comunitária piloto e a entrega de "kits horta" com equipamentos e materiais para plantação, destinado gratuitamente a um público ainda a ser definido.
"Esperamos atender, com essas iniciativas do Programa, os objetivos listados em lei, de incentivo à geração de trabalho e renda, o combate à fome e a garantia da segurança alimentar e nutricional, e a redução do custo do acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda.
“Com esse incentivo à agricultura local, compraremos menos alimentos de outros municípios, garantindo mais emprego e renda para os produtores piracicabanos, uma alimentação mais saudável à população, a redução do custo de acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda e o aproveitamento de terrenos ociosos do município”, enfatiza a secretária.
A ação também tem o apoio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), que forneceu 60 passes de ônibus para os participantes do curso com maior vulnerabilidade social, e da Simap (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Meio Ambiente), que permitiu a doação de algumas mudas de árvores frutíferas pelo Viveiro Municipal.
Os interessados em participar dos próximos cursos do Programa Municipal de Agricultura Urbana podem entrar em contato com a Sema para se inscrever na lista de espera, pelo telefone (19) 3437-4000.
Programa Municipal de Agricultura Urbana busca incentivar à geração de trabalho e renda
Projeto fomentará a agricultura local de Piracicaba