Tratorista da Sema realizando a demonstração do novo triturador

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), promove amanhã, 29/07, das 8h às 12h, o Dia de Campo Tritura Pira, na Casa do Hip Hop, no bairro Paulicéia.

A ação também é realizada pelo Sítio São João, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada) e Corredor Caipira, e tem parceria com o USP Recicla, Casa do Hip Hop de Piracicaba, PGR Engenharia Sustentável, Movimento Tô Aqui, Chácara Brasil, Amazonita Paisagismo, CSA Piracicaba e OCS Agroecológica Piracicaba.

O evento busca discutir os benefícios do uso dos resíduos de poda de árvores para cobertura de solo na agricultura, por meio do novo triturador de galhos adquirido pela Sema, que foi reivindicado por agricultores no Orçamento Participativo de 2022.

O equipamento poderá ser acessado pelos agricultores por meio do programa Patrulha Agrícola, da Sema, que faz a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos, por meio de pagamento calculado por hora/máquina.

“O emprego do material triturado é uma prática sustentável, que se insere nos conceitos agroecológicos, pautados em um sistema de produção desprovido de insumos químicos. E nesse contexto, a Sema tem sido bem atuante, tanto na implementação de uma agricultura mais limpa, quanto na assistência técnica aos produtores que desejam fazê-lo”, ressalta o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama.

Na sequência, ocorrerá uma parte prática, com a demonstração de um Sistema Agroflorestal (SAF) enriquecido com resíduos de poda triturados.

O agricultor Júlio Pupim, que está à frente da organização, ressalta a importância da realização de mais um Tritura Pira para discutir essa política pública na horta comunitária da Casa do Hip Hop de Piracicaba. “Vamos fazer uma avaliação dos benefícios do manejo do solo com a matéria orgânica triturada, tanto para o crescimento da produção como para economia de água. Queremos avançar nas questões de política pública desse programa”, destaca.

Karine Faleiros, Ubirajara de Barros, Júlio Pupim, Nancy Thame e Adriana Tiba demonstram o resultado das podas trituradas
Demonstração do resultado após o uso do triturador
Tratorista da Sema realizando a demonstração do novo triturador