A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), participou, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, do X Workshop de Restauração Florestal, oferecido pela Fealq (Fundação de Estudos Agrários Luiz de Queiroz).
O encontro reuniu pesquisadores, profissionais e alunos das áreas de Ciências Florestais, cuja linha de atuação se baseia nas interações entre florestas e ciclo da água, bem como no papel das florestas restauradas na manutenção dos recursos hídricos.
Os engenheiros agrônomos Daniel Longatto e Felipe Del Lama e o engenheiro florestal, Ramon Pittizer, da Sema, foram convidados pela Fealq a participar do Workshop para contribuir na capacitação e atualização dos técnicos que trabalham diretamente com políticas públicas de restauração florestal, como o programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
Além das diferentes técnicas de restauração ambiental discutidas no curso, os temas perpassam pelas escalas da restauração, políticas públicas, relação com o ciclo hidrológico, pagamento por serviços ambientais, adequação ambiental de propriedades rurais, entre outros temas.
“Para mim, estar atualizado sobre as melhores estratégias de restauração florestal e sobre sua relação com os recursos hídricos nos auxilia a pensar as políticas públicas para o município, através da Sema, e na busca de recursos financeiros para avançar na sustentabilidade do ambiente rural de Piracicaba”, avalia Ramon Pittizer.
O programa PSA, existente em alguns municípios do Brasil e oferecido em Piracicaba por meio da Sema, foi destaque no curso como “catalisador da regeneração florestal, que resulta na recarga hídrica e na proteção ou mesmo ampliação da produção hídrica dos mananciais municipais para abastecimento público”, de acordo com o engenheiro Daniel Longatto.