Aconteceu no último sábado, 1º/06, o 2° Curso de Formação de Brigada de Combate ao Incêndio Florestal, na Estação Ecológica de Ibicatu, organizado pela Iniciativa Verde, em parceria com a Fundação Florestal, a União do Vegetal (UDV), o Corpo de Bombeiros, a Associação Novo Encanto Ecologia e Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento).

Participaram do curso 30 pessoas entre proprietários rurais, funcionários de usinas, voluntários e servidores públicos municipais e estaduais. Além do treinamento, a equipe da Sema colaborou com o empréstimo de um caminhão-pipa para ajudar na demonstração prática de combate ao fogo.

De acordo com Álvaro Buso, membro da Fundação Florestal, as etapas do treinamento compõem a preparação para o período de estiagem da Operação SP Sem Fogo, do Governo do Estado de São Paulo.

Para o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, “o combate a incêndios florestais é um dos eixos temáticos do Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) e constitui medida fundamental de preservação da fauna e da flora”.

O curso contou com 30 participantes, entre proprietários rurais, funcionários de usinas, voluntários e servidores públicos municipais e estaduais
O treinamento compõe a preparação para o período de estiagem da Operação SP Sem Fogo, do Governo do Estado