A secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, representou a Prefeitura de Piracicaba na BioBrazil Fair, Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia, na última sexta-feira, 16/06, em São Paulo.
A participação foi durante a mesa redonda sobre Possibilidades e desafios das compras institucionais dos produtos da Transição Agroecológica, junto a representantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), da SAA (Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo) e Prefeitura de São Paulo.
Nancy apresentou o trabalho e as oportunidades que estão sendo criadas na Sema aos agricultores do município, a fim de fomentar as atividades da agricultura orgânica e atender ao Plano Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, que entre seus objetivos está a ampliação e o fortalecimento da agricultura familiar, agricultura orgânica ou agroecológica e a segurança alimentar nutricional.
Como exemplo, está a política pública de fomento às atividades de produção agropecuária, de agricultura familiar, orgânica e agroecológica e de segurança alimentar no Município de Piracicaba, instituído pela lei nº 9.682, em 2021. Por meio dessa legislação, são criados o Programa Municipal de Agricultura Urbana e o Programa Patrulha Agrícola.
“Criamos recentemente o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar de Piracicaba, que exige que pelo menos 30% dos alimentos licitados pela Prefeitura sejam provenientes da agricultura familiar do município”, explica Nancy.
Outra conquista apresentada pela secretaria foi a compra de 5,2 toneladas de alimentos orgânicos e agroecológicos na merenda escolar de Piracicaba, em uma parceria da Sema com a Secretaria de Educação, em 2022.
O Protocolo de Transição Agroecológica é uma iniciativa do Governo Estadual que tem o objetivo de estimular e apoiar os agricultores na fase de transição do sistema de agricultura convencional para o orgânico. Desde sua instituição, em 15 de fevereiro de 2022, a política pública já certificou 470 agricultores no Estado, abrangendo 8.311 hectares de produção.
Araci Kamiyama, do Grupo Executivo do Protocolo de Transição Agroecológica, fez a apresentação da política pública e os resultados alcançados e em seguida houve a entrega de certificados a agricultores em transição agroecológica do Estado.
Secretária Nancy Thame apresentou as políticas públicas desenvolvidas pela Sema
Nancy Thame durante apresentação, ao lado de representantes do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Governo Estadual e Prefeitura de São Paulo