Na manhã de ontem, segunda-feira, 10/06, ocorreu mais uma edição do Tritura Pira, movimento que busca discutir os benefícios do uso dos resíduos de poda de árvores para cobertura de solo na agricultura, por meio do novo triturador de galhos adquirido pela Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), que foi reivindicado por agricultores no Orçamento Participativo de 2022.

O evento ocorreu na sede da Coopihort (Cooperativa Piracicaba de Horticultores), no bairro Pau Queimado, e contou com a participação de 25 pessoas. Entre os participantes estava a secretária municipal de Agricultura, Nancy Thame, servidores da Sema, agricultores e integrantes da Casa do Hip Hop e do movimento Corredor Caipira.

O encontro teve início com um bate-papo sobre a importância do material triturado para solo, que traz como benefícios o fornecimento de nutrientes às culturas, manutenção de temperatura de cultivo e conservação do solo.

Posteriormente, os participantes acompanharam a trituração dos resíduos de poda, executadas pelo triturador de galhos da Sema. O equipamento pode ser acessado pelos agricultores por meio do programa Patrulha Agrícola, que faz a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos, por meio de pagamento calculado por hora/máquina.

“O emprego do material triturado é uma prática sustentável, que se insere nos conceitos agroecológicos, pautados em um sistema de produção desprovido de insumos químicos. E nesse contexto, a Sema tem sido bem atuante, tanto na implementação de uma agricultura mais limpa, quanto na assistência técnica aos produtores que desejam fazê-lo”, ressalta o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama.

Os encontros do Tritura Pira são uma iniciativa da Sema, Corretor Caipira e Sítio São João, e contam com a parceria da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), USP Recicla, Casa do Hip Hop de Piracicaba, PGR Engenharia Sustentável, Movimento Tô Aqui, Fealq, Sítio Casa Mato, Chácara Brasil, Amazonita Paisagismo, CSA Piracicaba e OCS Agroecológica Piracicaba.

Triturador de galhos adquirido pela Sema foi reivindicado por agricultores
Evento busca discutir os benefícios do uso dos resíduos de poda de árvores para cobertura de solo na agricultura