A secretária da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), Nancy Thame, participou, na manhã de terça-feira, 15/08, da comemoração de 25 anos da Central de Recebimento de Embalagens Vazias de Defensivos Agrícolas da Coplacana.
Inaugurada em 1998, a Central tem o objetivo de fazer a separação das embalagens, onde são posteriormente prensadas e destinadas para reciclagem ou para incineração em empresas devidamente licenciadas pela Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo).
De acordo com o presidente da Coplacana, Arnaldo Bortoletto, e o diretor administrativo, Marcos Farhat, atualmente são recolhidas cerca de 400 toneladas de embalagens vazias por ano. “Este é um exemplo de trabalho que se preocupa em retirar esse material do meio ambiente e proteger as nossas nascentes e o solo”, disse Arnaldo Bortoletto.
As embalagens são recolhidas através de coletas itinerantes promovidas pela Coplacana e a Afocapi (Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba), e também entregues por produtores rurais na Central de Recebimento da cooperativa, que fica na Rodovia do Açúcar, SP 308, Km 157, no bairro Taquaral.
A secretária Nancy Thame, da Sema, parabenizou a iniciativa e ressaltou o trabalho conjunto que está sendo realizado em parceria com a Coplacana para estender a coleta itinerante de embalagens nos agricultores familiares que produzem hortaliças. Em julho, a Sema também promoveu uma palestra gratuita para agricultores sobre destinação correta de embalagens vazias de agrotóxicos.
“A Sema está desenvolvendo um novo projeto de gestão de resíduos sólidos na zona rural de Piracicaba, sendo muito importante promover mais iniciativas como essa em prol da destinação adequada das embalagens vazias de agrotóxicos, visto que o descarte incorreto pode ocasionar risco de intoxicação e contaminar o meio ambiente”, ressalta Nancy.