A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), participa da programação da 4ª edição da Sapo (Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica), que teve início no sábado, 1º/10, na Casa do Hip Hop, no bairro Pauliceia.
A abertura das atividades contou com a participação da secretária Nancy Thame, da Sema, e do professor Marcos Sorrentino, da Esalq/USP, que discorreram sobre o tema Democracia e Agroecologia – A Importância na Gestão da Sociedade na Atualidade.
Os projetos coordenados e aprovados recentemente pela Sema, como o Programa Municipal de Aquisição da Agricultura Familiar de Piracicaba, foram apresentados pela secretaria, além das perspectivas para os avanços da agricultura familiar e comunitária, fomento à agricultura urbana, oportunidades do programa Patrulha Agrícola e cursos de capacitação para agricultores.
A programação continuou ao longo do dia, com palestras sobre gestão de resíduos, segurança alimentar e nutricional e a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica.
Para Nancy Thame, atividades como essa representam uma força conjunta de união entre produtores para o fortalecimento da agricultura sustentável em Piracicaba. “É uma grande alegria apoiar iniciativas como esta e é nosso papel como Poder Público fomentar e participar dessas ações a fim de contribuir para o aumento da produção e da economia local, na direção de uma alimentação mais saudável e sustentável”, disse.
A programação da Semana Agroecológica Piracicaba Orgânica segue nos dias 5, 6, 8, 9 e 22 de outubro com ações de plantio, homenagens a agricultores, palestra sobre abelhas nativas, mesa de debates sobre segurança e soberania alimentar e outras atividades.
A Sapo é organizada pela Casa do Hip Hop, Movimento Tô Aqui, CSA (Comunidade Sustenta Agricultura Piracicaba, ASC (Agricultura Sustenta Comunidade), Sítio São João, Chácara Kuaíra, Chácara Brasil, Feira Vegana e Agroecológica, Mandato Coletivo A Cidade é Sua, Esalq/USP, Sema e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Abertura da Semana Agroecológica foi neste sábado
Evento é organizado por grupos e instituições ligados à agroecologia em Piracicaba