Por meio do Programa Municipal de Agricultura Urbana, coordenado pela Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), 11, de 13 escolas municipais selecionadas já receberam um kit horta para ser utilizado na manutenção de hortas escolares.
Essa ação faz parte do novo projeto Horta nas Escolas, executado pela Sema, em parceria com a SME (Secretaria de Educação), que busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, de forma a inserir essas atividades pedagógicas de cultivo na rotina dos alunos, fomentando a educação ambiental e alimentação saudável.
As 13 escolas escolhidas para receber o kit horta e participar do projeto Horta nas Escolas foram pré-selecionadas pela equipe da SME por possuírem espaço adequado para receber a horta ou já desenvolviam anteriormente alguma atividade de educação ambiental.
A Sema fará um acompanhamento durante seis meses nas escolas para dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.
O kit horta recebido pelas escolas é composto por um carrinho de mão, cavadeira articulada, enxadas, enxadões, mangueira, pá de bico, pulverizador, rastelo, tela de sombreamento e cinco sacos de terra vegetal, para serem utilizados exclusivamente na horta comunitária.
O projeto Horta nas Escolas será lançado oficialmente, com a presença do prefeito Luciano Almeida, na próxima terça-feira, 07/05, às 9h30, na Escola Municipal Prof.ª Elizabeth Consolmagno Cruz, no bairro Kobayat Líbano.