A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), iniciou as obras de reconstrução na ponte do Toneca, localizada no bairro Campestre, na divisa com o município de Saltinho.

A antiga ponte foi interditada na última segunda-feira, 18/07, para início da demolição, limpeza e colocação dos esteios de sustentação. A previsão para conclusão é de aproximadamente 15 dias trabalhados, considerando os dias úteis, sendo em torno de três semanas. O desvio pode ser feito pela estrada PIR 009S e PIR 220.

A reconstrução constava na programação da Sema, pois a ponte encontrava-se em estado crítico após as fortes chuvas que atingiram a região no início do ano.

A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais. O trabalho artesanal, que usa eucalipto tratado e realizado pela equipe de sete servidores, garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.

“Dispomos de uma ótima equipe de técnicos que busca atender todas as regiões de acordo com uma pré-programação, e sempre recebemos o retorno positivo dos moradores atendidos”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame.

Equipe da Sema aplicando os esteios de sustentação da ponte

Reconstrução teve início nesta semana