A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), iniciou nesta quarta-feira, 30/08, as obras de reconstrução da ponte de madeira localizada na estrada José Kerches de Menezes (PIR 154/SP 147), no bairro Marins, conhecida popularmente como “ponte do Seminário”.

A ponte estava interditada desde sexta-feira, 25/08, após a equipe constatar que a estrutura encontrava-se frágil, devido ao tempo de construção, de aproximadamente 40 anos. Para que a população não fosse prejudicada com a interdição, a equipe construiu um desvio de terra ao lado da ponte.

Após o processo de demolição total, a reconstrução teve início nesta quarta, com a colocação dos esteios de sustentação, com novas madeiras de eucalipto tratado.

A previsão para conclusão é de 10 dias trabalhados, considerando os dias úteis, sendo em torno de duas a três semanas. A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais.

ESTRADAS – Na última semana, de 21 a 25/08, a Sema realizou manutenções de seis estradas em quatro bairros rurais. No bairro Monjolinho foi feita aplicação do material lajão britado e limpeza de vegetação na margem da estrada PIR 009S.

A Sema concluiu a aplicação de agregado reciclado da construção civil na PIR 041W, no bairro Pinga, e continua a manutenção com pedregulho e lajão britado iniciada há algumas semanas na estrada Aniceto Cogo (PIR 017W), no bairro Floresta.

No bairro Serrote, a Sema mantém em andamento a limpeza de vegetação e aplicação de lajão britado na PIR 260, e concluiu a aplicação de agregado reciclado na 013A/260 e manutenção com motoniveladora na PIR 248, no mesmo bairro.

As obras de manutenção emergencial na estrada PIR 290, no bairro Canal Torto, iniciada na segunda-feira, 28/08, continuam com a aplicação de lajão britado e força-tarefa de uma motoniveladora, um rolo compactador e nove caminhões basculantes para transporte de material, sendo três emprestados pela empresa Raízen, para reforço nas obras.

Ponte teve início de reconstrução nesta quarta, 30
Escavadeira da Sema fazendo a reconstrução da ponte com madeiras de eucalipto tratado e equipe ao lado auxiliando
Reconstrução da ponte tem previsão de conclusão de 2 a 3 semanas
Rolo compactador da Sema compactando o solo e motoniveladora ao fundo espalhando o material lajão britado