A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), em parceria com a Raízen, realiza no mês de fevereiro recuperação das pontes rurais localizadas no Godinho, Pedregulho e Tamandupá. Nas duas primeiras será realizada reforma das pontes, com troca de madeiramento e reforço nas cabeceiras e na terceira, a execução do serviço compreende a reconstrução da ponte.

Manutenção na estrada municipal PIR330, no Bairro Mangueirinha

Esses acessos são fundamentais para escoamento da produção agrícola, principalmente de cana-de-acúcar e eucalipto, além de serem importantes para mobilidade e abastecimento da população da zona rural. Intervenções estão previstas para começar na segunda-feira, 14/02, no Godinho, quarta-feira, 16/02, no Pedregulho, e dia 24, no Tamandupá. Alterações na programação podem ocorrer devido às chuvas.

MANUTENÇÃO PERMANENTE – As equipes da Sema atuam permanentemente na manutenção de pontes e estradas rurais do município para garantir escoamento da produção, mobilidade, atendimento e abastecimento da população da zona rural. Desde o começo da gestão o município já reparou 11 das 143 pontes encontradas nos 811 km de estradas da zona rural, que corresponde a 82% da área do município. As equipes também passaram máquina em todos os 811 km pelo menos duas vezes no ano.

Manutenção da PIR298, estrada dos Gonçalves

Neste período de chuvas, a equipe trabalhou intensamente para liberar os acessos às estradas e as pontes da zona rural. Foi realizada manutenção e colocação de lajão britado em trechos críticos da PIR 017W – Estrada Aniceto Cogo – bairro Floresta, PIR 298 – bairro Anhumas, PIR 024 – estrada do Godinhos, PIR 009S – bairro Monjolinho, PIR 264 – bairro Volta Grande e PIR 010/264 – bairro Volta Grande.

Também foi realizada a recuperação nas pontes interditadas pela chuva, já sendo concluído e liberado o acesso à ponte do Pau Queimado, na Estrada Luiz Marchini – PIR 007W e Ponte do Almeida – PIR 222. Na Ponte do Maninho (Dini) – Estrada da Pedra Branca – PIR 302 foram realizadas melhorias e liberado o acesso. Na segunda-feira está prevista a recuperação da Ponte da Mangueirinha – Santa Olímpia – PIR 330.

Manutenção da ponte da estrada PIR 007W, no bairro pau queimado

Para Nancy Thame, titular da pasta, o trabalho é grande, mas muito importante. "Nosso município é extenso, com 811 km de estradas. Nós estamos dando muito apoio, principalmente ao pequeno agricultor, às cooperativas e à agricultura familiar. Esta manutenção é muito importante tanto para a agricultura como para o trânsito em geral, como ônibus escolar, a própria saúde, o turismo, interlocução com outros municípios feita pelas vicinais. Atuamos neste período de chuvas em regiões longínquas do centro, como no bairro Almeida, divisa com Laranjal Paulista, por exemplo. Agora realizaremos esta manutenção nas pontes em parceria com a Raízen e continuaremos com o olhar atento em outras áreas", disse Nancy.

Ponte da Mangueirinha, que será reparada a partir de segunda