Responsável pela manutenção diária de 811 quilômetros de estradas e de 148 pontes da zona rural de Piracicaba, a Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) contabilizou, ao longo de 2022, a manutenção de 77 estradas distribuídas em 47 bairros da zona rural de Piracicaba.

Diariamente, as equipes estão trabalhando em vários pontos da região rural – que corresponde a 82,5% do território total de Piracicaba –, sendo cada uma responsável por diferentes funções. As manutenções visam atender as demandas de moradores para a melhor circulação de carros e pedestres, além de facilitar o escoamento da produção para abastecimento da cidade.

Os bairros atendidos foram: Água Bonita; Água Santa; Almeida; Anhumas; Barrocão; Batistada; Boa Vista; Campestre; Canal Torto; Capela; Conceição; Congonhal; Cruz Alta; Dini; Floresta; Florestinha; Formigueiro; Godinhos; Graminha; Ibitiruna; Itaperu; Jibóia; Limoeiro; Monjolinho; Monte Branco; Morro Preto; Nova Suíça; Paredão Vermelho; Passa Cinco; Pau D’Alhinho; Pau D’Alho; Pau Preto; Pau Queimado; Pedra Branca; Pessatinho; Piedade; Pinga; Quebra Dente; Santa Isabel; Santa Olímpia; Serrote; Tamandupá; Tanquã; Tanquinho; Tupi; Volta Grande e Zuim.

Secretaria trabalha principalmente com os materiais pedregulho, lajão britado e agregado reciclado

Outro grupo de trabalho faz a manutenção e reconstrução de pontes, seja de alvenaria ou madeira, além de reparos de mata-burros, instrumentos usados em propriedades rurais para impedir a fuga de animais de grande porte e melhorar o tráfego nas estradas. Em 2022, foram 12 pontes atendidas, sendo cinco reconstruídas totalmente.

A secretaria possui uma equipe especializada na construção de pontes de madeira que faz, diariamente, a manutenção, conservação e monitoramento recorrente de cerca de 150 pontes rurais. O trabalho artesanal feito com eucalipto tratado e pela equipe de sete servidores garante a durabilidade das pontes por aproximadamente 50 anos de uso.

As pontes reconstruídas neste ano ficam nos bairros de Anhumas, Almeida, Pedra Branca, Santa Olímpia e Monte Branco. Os reparos foram em pontes dos bairros Campestre, Pau Queimado, Pedra Branca, Pau D’Alho, Pau d’Alhinho, Santa Olímpia, Passa Cinco, Água Bonita e Santa Isabel. Além disso, há a limpeza e poda de mato ao redor das pontes, que é feita semanalmente.

O atendimento das manutenções de estradas e pontes segue programação que prioriza os locais mais urgentes ou sem possibilidade de passagem, e a equipe diariamente monitora os locais para verificar possíveis problemas, além de atender aos pedidos que chegam pelo serviço 156, da Prefeitura.

Nesta última semana do ano, a equipe da Sema continuou a manutenção com aplicação de rachão e lajão britado na PIR 027W, localizada no bairro Paredão Vermelho. Também continua a PIR 009N, no bairro Gordinhos, com aplicação de lajão britado e cascalho. No bairro Tamandupá, a Sema fez reparos com lajão britado na PIR 017N e limpeza de vegetação em pontes de madeira da estrada Luiz Dias Gonzaga (PIR 260), que liga Piracicaba ao distrito de Anhumas. Os serviços devem ser concluídos na próxima semana, a depender da pausa nas chuvas.

“Dispomos de uma ótima equipe de técnicos que busca atender todas as regiões de acordo com uma pré-programação, e sempre recebemos o retorno positivo dos moradores atendidos”, ressalta a secretária da Sema, Nancy Thame.

Sema também faz o monitoramento, manutenção e conservação de pontes diariamente

NOVOS VEÍCULOS – Para aprimorar e ampliar os serviços de desenvolvimento rural sustentável do município, em 2022 a Sema recebeu quatro veículos do Governo Estadual, por meio do programa Nova Frota SP Não Para. Foi um caminhão basculante no valor de R$ 310 mil, um caminhão trucado com tanque pipa de capacidade de 12.300 litros, no valor de R$ 430 mil, uma retroescavadeira avaliada em R$ 405 mil e uma caminhonete equipada para o trabalho de monitoramento e vigilância da zona rural, já encaminhada à Patrulha Rural, da Guarda Municipal.

A Sema também adquiriu oito novos implementos agrícolas para uso no programa Patrulha Agrícola, que visa auxiliar o trabalho de pequenos agricultores de Piracicaba com a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos. Além disso, por meio de emenda de R$ 300 mil do deputado estadual Roberto Morais e contrapartida de R$ 105 mil pela Prefeitura, a Sema também recebeu um novo trator e mais três implementos agrícolas para o programa, entregues neste mês.

Sema faz manutenções diárias de estradas rurais do município