Portal do Município de Piracicaba

Sema faz pagamento a proprietários rurais que preservam nascentes

Por Comunicação Social / Publicado em 12/12/2022
Tempo de leitura: 7 minutos.

Foi entregue na manhã de hoje, segunda-feira, 12/12, pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), os certificados de pagamento aos 12 produtores rurais aprovados no Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) – Preservando o Futuro, de 2022.

A cerimônia ocorreu no anfiteatro do Museu da Água e contou com a presença do prefeito Luciano Almeida, da secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, do secretário da Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Alex Salvaia, do presidente da Agência das Bacias PCJ, Sérgio Razera, e do diretor-técnico da Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) Regional de Piracicaba, Maurício Perissinotto.

O prefeito Luciano Almeida agradeceu a presença dos proprietários rurais que aderiram ao programa. “Precisamos incentivar a participação neste programa, que é fundamental para melhorar a qualidade de vida do nosso município”, disse.

Os contemplados com o pagamento foram a Associação Aliança de Misericórdia (Sítio do Pica Pau Amarelo); Anivaldo Pedro Cobra (Sítio São João); Elizabeth Trevizan Justolin (Sítio Serra Bonita); Irineu Razera (Sítio São Luiz III); João David Pavani (Sítio Floresta de São Francisco); Klever José Coral (Chácara Sônia); Marcelo Fernando Ferezini (Sítio São Benedito); Pedro Polizel (Sítio Jatobá); Roberto do Amaral Neto (Sítio Santo Antônio); Sirlei do Carmo Marchi (Sítio Bela Vista); Vanderlei Baesteiro Sanches (Sítio Santa Cruz) e Waldemar Gimenez (Sítio Ribeirão da Serra).

“Vamos continuar participando porque é um programa muito bom para a preservação da natureza e vale a pena estar junto, promovendo essas discussões”, disse a proprietária Sirlei do Carmo Marchi.

A secretária da Sema, Nancy Thame, enfatizou a importância do programa e da adesão de mais proprietários. “Sem a água não temos produção de alimentos e não temos vida. O PSA representa um ‘semear’ para o futuro em nosso município. Com o programa temos uma oportunidade de ajudar e valorizar o trabalho dos agricultores que se preocupam em proteger as águas das microbacias da nossa região, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas”, enfatiza.

A engenheira agrônoma da Sema, Evelise Moda, está à frente do programa na secretaria e participa dele desde sua criação. Ela conta que esse incentivo financeiro é justamente para ajudar o produtor a manter a propriedade e aprimorar suas práticas sustentáveis. “Desde o primeiro ano de vistoria, em 2018, temos visto o avanço das propriedades e o maior envolvimento dos proprietários em investir em novas formas de preservação”, conta.

O PROGRAMA – O PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Após a inscrição das propriedades, os profissionais da Sema, Sedema, Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), agendam vistorias para avaliar as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.

Quando aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. O PSA aceita a inscrição dos proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

Neste ano, o PSA fez a restauração ecológica de onze propriedades rurais localizadas nas microbacias do Ribeirão dos Marins, de forma inédita, com recursos provenientes de edital da Agência das Bacias PCJ, no qual a Prefeitura foi contemplada, e com o trabalho da empresa Progaia, ganhadora da licitação.

“A agência PCJ já financiou vários projetos como este em Piracicaba e vemos como fundamental este programa para recuperação das matas porque essas árvores cumprem o papel de fazer com que a água da chuva penetre no solo e preserve nossas nascentes, gerando os alimentos e a água que abastece o município”, disse o presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera.

Ao todo, foram reflorestadas 21 hectares em áreas de APPs (Área de Preservação Permanente), somando aproximadamente 35 mil mudas de árvores nativas e o cercamento com cinco fios de arame liso, necessário nos locais onde há criação de gado, para que as mudas não fossem danificadas.

As inscrições para o PSA de 2023 abrirão no primeiro dia útil de janeiro, até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.

Cerimo?nia ocorreu no anfiteatro do Museu da A?gua, nesta segunda-feira

Prefeito Luciano Almeida participou da entrega dos pagamentos

Proprieta?ria Sirlei do Carmo Marchi foi uma das contempladas com o pagamento


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.