O projeto Horta nas Escolas, lançado em maio pela Prefeitura de Piracicaba e que já implantou o plantio em 13 unidades municipais, agora será expandido para as escolas estaduais, em parceria com a Diretoria de Ensino – Região de Piracicaba.

A Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) iniciou na última semana as visitas às escolas interessadas no projeto, com o objetivo de conhecer os espaços e entender as demandas de cada uma. 

As escolas participantes são: E. E. Prof Dionetti C. Miori (bairro Água Branca); E. E. Francisca Elisa da Silva (bairro Jardim Monumento); E. E. Dr João Sampaio (bairro Ibirapuera); E. E. Comendador Mário Dedini (bairro Algodoal); E. E. Profa Olívia Bianco (bairro Jaraguá) e E. E. Prof Manassés E. Pereira (bairro Monte Líbano).

Todas as unidades fazem parte do PEI (Programa de Ensino Integral), dessa forma o trabalho com as hortas pode ser incluído nas atividades das disciplinas eletivas, que podem envolver ensinamentos sobre empreendedorismo, educação financeira, entre outros.

A Sema também entregará um “kit horta” para cada escola, composto por materiais necessários para a manutenção do espaço, como carrinho de mão, enxadas, enxadões, mangueira, pá de bico, rastelo, sacos de terra vegetal, entre outros itens, conforme a necessidade.

“Dentro do Programa Municipal de Agricultura Urbana, o acompanhamento feito ao longo dos meses permite trazer projetos feitos sob medida para que cada horta escolar cumpra seu papel dentro de cada comunidade. Isso envolve troca de experiências e saberes, e desenvolvimento de habilidades que somente o contato com a terra traz. Os alunos são os protagonistas e isso contribui bastante para sua aprendizagem sobre os ciclos naturais, importância das plantas para alimentação, e lidar com os imprevistos que cultivar um canteiro envolve”, disse o engenheiro agrônomo da Sema, Daniel Longatto.

ESCOLAS MUNICIPAIS – Em parceria com a SME (Secretaria Municipal de Educação), a Sema mantém em andamento as visitas para assistência técnica nas 13 escolas municipais participantes do projeto Horta nas Escolas, todas com o plantio já iniciado.

A Escola Nathalio Zanotta Sabino, no bairro Ibitiruna, realizou uma atividade de plantio com os alunos de 4 a 11 anos na última semana. Os alunos plantaram mudas de alface, tomate, hortelã, rúcula e cenoura.

“Já tivemos horta aqui na escola, por termos um bom espaço, mas ela estava desativada. Neste ano voltamos com o projeto e recebemos todo o apoio da Sema, incluindo o kit horta com novos equipamentos. Por ser uma região rural, muitas crianças já têm bastante contato com a realidade do plantio em suas casas. Os alimentos colhidos da horta são preparados para a merenda das crianças e o restante distribuído para compartilhar com as famílias”, conta a diretora da escola, Débora Costa.

Desenvolvido como complementação do processo de aprendizagem das crianças, o projeto Horta nas Escolas busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável. 

O acompanhamento realizado pela Sema tem o intuito de dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.

A Sema mantém em andamento as visitas para assistência técnica nas escolas municipais participantes do projeto
A escola do bairro Ibitiruna realizou uma atividade de plantio com os alunos na última semana
Os alimentos colhidos da horta são preparados para a merenda das crianças