A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), entregou na manhã de hoje, terça-feira, 14/09, os certificados de pagamento aos 13 produtores rurais aprovados no Programa PSA (Pagamento por Serviços Ambientais) Preservando o Futuro de 2020.

Criado em 2017 e desde então coordenado pela Sema, o PSA é um sistema de remuneração a produtores rurais que atendem às práticas sustentáveis para preservação de suas propriedades com potencial para produção de água no município.

Os contemplados com o pagamento foram a Associação Aliança de Misericórdia (Sítio do Pica Pau Amarelo); Anivaldo Pedro Cobra (Sítio São João); Carla Regiane Pupin (Sítio Santo Antônio); Elizabeth Trevizan Justolin (Sítio Serra Bonita); Irineu Razera (Sítio São Luiz III); João David Pavani (Sítio Floresta de São Francisco); Klever José Coral (Chácara Sônia); Marcelo Fernando Ferezini (Sítio São Benedito); Pedro Polizel (Sítio Jatobá); Roberto do Amaral Neto (Sítio Santo Antônio); Sirlei do Carmo Marchi (Sítio Bela Vista); Vanderlei Baesteiro Sanches (Sítio Santa Cruz) e Waldemar Gimenez (Sítio Ribeirão da Serra).

Por meio das vistorias, profissionais da Sema, Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), avaliam as condições de conservação do solo, nascentes, matas ciliares, implementação do saneamento ambiental, entre outros.

Uma vez aprovado, o produtor recebe um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa. A renovação é anual e pode ser feita todo início de ano. Nesta primeira etapa são aceitos apenas os proprietários rurais com áreas localizadas na região das microbacias do ribeirão dos Marins, Congonhal, Tamandupá e Paredão Vermelho.

Entre os proprietários certificados está o produtor Pedro Polizel, do sítio Jatobá, localizado na estrada Piracicaba-Anhumas. “Sou agricultor, e em nome de todos os agricultores, agradeço a todos que se uniram para que esse programa acontecesse”, disse.

A secretária da Sema, Nancy Thame, enfatizou a importância do programa e da adesão de mais proprietários. “Com o PSA temos uma oportunidade de ajudar e valorizar o trabalho dos agricultores que se preocupam em proteger as águas das microbacias da nossa região, com potencial para abastecer até 100 mil pessoas. Sem dúvida, é um programa muito importante para Piracicaba e que serve como exemplo para outros municípios”, ressalta.

Os técnicos da Sema, Semae e Sedema, responsáveis pelas vistorias, entregaram a cada produtor uma muda de tamboril, árvore-símbolo de Piracicaba.

O presidente da Agência PCJ, Sérgio Razera, e Patrícia Barufaldi, diretora técnica da agência, participaram da cerimônia.

Em 2020, os 13 produtores cadastrados no programa foram contemplados, mas por conta da pandemia, as vistorias e a entrega dos certificados foram transferidas para este ano.

As inscrições para o PSA de 2021 foram encerradas em julho e as vistorias estão previstas para este semestre. No próximo ano, a Sema prevê reabrir as inscrições no primeiro dia útil de março, até o último dia útil de abril. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo telefone 3437-4000, ou pelo site da Prefeitura Municipal (www.piracicaba.sp.gov.br), no link: Preservando o Futuro.

Entrega de certificados ocorreu no Varejão da Paulista

Os produtores João David e Marina Sandin foram uns dos contemplados do programa PSA

O produtor rural Pedro Polizel recebendo o certificado do programa PSA

Nédia Rodrigues de Oliveira, representante da Associação Aliança de Misericórdia

Anivaldo Pedro Cobra e Marcelo Anselmo, do Sítio São João

Felipe e Elisabeth Trevizan Justolin, do Sítio Serra Bonita

Produtor Klever José Coral, da Chácara Sônia

Juliana Ferezini, esposa do produtor rural Marcelo Ferezini, do Sítio São Benedito

Produtora Carla Regiane Pupin, do Sítio Santo Antônio

Produtor Roberto do Amaral Neto, do Sítio Santo Antônio

Flávia Ariane Rossati Sanches, esposa do produtor Vanderlei Sanches, do Sítio Santa Cruz