Seis meses após o lançamento, o projeto Horta nas Escolas, iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento) e SME (Secretaria de Educação), coleciona momentos de dedicação, aprendizado e experiências enriquecedoras para as crianças.
A conclusão desses seis meses de trabalho foi apresentada nesta quinta-feira, 24/10, pela equipe da Sema às diretoras, coordenadoras e professoras representantes das 13 unidades de escolas municipais que participaram dessa primeira fase do projeto.
Os engenheiros agrônomos da Sema Felipe Del Lama e Daniel Longatto apresentaram os resultados dos plantios e as principais dificuldades na implementação de cada escola. Além de hortaliças e legumes, algumas hortas escolares também tinham plantações de plantas medicinais e Pancs (Plantas Alimentícias Não-Convencionais).
Na oportunidade, as representantes de cada escola contaram suas experiências com as hortas, que ajudaram a integrar os alunos e instigar o trabalho em equipe. Elas relataram que a iniciativa proporcionou uma “transformação na vida das crianças”, pois muitas viveram a experiência de plantar pela primeira vez.
“Observamos muito a dedicação dos alunos no cuidado com as plantas. A horta foi de fato um espaço inclusivo, onde todos trabalhavam juntos de forma participativa”, conta a Daniela Donizete Rodrigues, da E.M. “Elizabeth Consolmagno Cruz”, no bairro Kobayat Líbano.
A maior parte da colheita foi para complementar a merenda escolar, mas algumas escolas ainda fizeram preparações especiais de introdução alimentar com os alunos. O excedente foi partilhado com as famílias, e algumas crianças levaram mudas para casa, para acompanhar o crescimento da planta com os pais.
A secretária Nancy Thame ressaltou que o projeto Horta nas Escolas faz parte do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, que tem entre os seus objetivos o aproveitamento de terrenos ociosos do município e o incentivo à agricultura local, garantindo uma alimentação mais saudável à população e a redução do custo de acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda.
“Ficamos emocionados com os depoimentos e a soma de esforços entre todos que participaram. A ideia é contagiar e trazer mais, dialogar e dar oportunidade. Este é um lindo projeto que traz inclusão, conexão com assuntos como agroecologia, alimentação saudável e resgata o contato do ser humano com o cuidado com a terra”, disse Nancy.
“Esperamos que as equipes deem continuidade a essa iniciativa, fortalecendo cada vez mais o compromisso com práticas sustentáveis em nossa comunidade escolar”, afirmou o secretário de Educação, Bruno Roza, durante o encontro.
As treze escolas que participaram são: E.M. Tercília Bernardete Sanches Costa – Vem Viver; E.M. João Otávio de Melo Ferraciú – Parque das Indústrias; E.M. José Pousa de Toledo – Bosques do Lenheiro; E.M. Afonso Salati, São Francisco; E.M. Helio Casale Padovani – Água Branca; E.M. Mário Chorilli – Parque Primeiro de Maio; E.M. Tomaz Caetano Cannavam Rípoli – Jardim Costa Rica; E.M. Manoel Rodrigues Lourenço – Pau Queimado; E.M. Eliana Rodella – Jardim Santo Antônio; E.M. Lygia Amaral Gobbin – Santa Rosa; E.M. Ada Buselli Neme – Guamium; E.M. Nathálio Zanotta Sabina – Ibitiruna e E.M. “Elizabeth Consolmagno Cruz” – bairro Kobayat Líbano.
HORTA NAS ESCOLAS – Desenvolvido como complementação do processo de aprendizagem das crianças, o projeto busca ampliar os espaços produtivos nas escolas, fomentando a educação ambiental, agricultura sustentável e alimentação saudável.
O acompanhamento realizado pela Sema teve o intuito de dar assistência técnica no manejo das hortas, bem como ajudar na elaboração de novas iniciativas de cultivo nesses espaços.
As escolas selecionadas para participar e receber um “kit horta” da Sema foram selecionadas pela equipe da Secretaria de Educação por possuírem espaço adequado para receber a horta ou por já desenvolverem anteriormente alguma atividade de educação ambiental.
O projeto agora será expandido para as escolas estaduais, em parceria com a Diretoria de Ensino Regional, com seis escolas já participantes. Todas as unidades fazem parte do PEI (Programa de Ensino Integral), dessa forma o trabalho com as hortas pode ser incluído nas atividades das disciplinas eletivas, que podem envolver ensinamentos sobre empreendedorismo, educação financeira, entre outros.