As secretárias municipais Nancy Thame, da Sema (Agricultura e Abastecimento), e Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget (Habitação e Gestão Territorial), participaram nesta terça-feira, 20/02, da reunião conjunta das Câmaras Temáticas da Região Metropolitana de Piracicaba (RMP), em Araras-SP.

O objetivo das câmaras temáticas é o de desenvolver estudos, pesquisas, propor resoluções e recomendações para subsidiar trabalhos de desenvolvimento urbano, diminuindo as diferenças socioeconômicas entre os municípios e melhorando a qualidade de vida da população.

A instalação das câmaras foi realizada durante reunião em agosto do ano passado, em Piracicaba, com representantes dos 24 municípios da RMP e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Foram quase cinco meses de trabalhos e discussões entre os grupos de planejamento integrado; gestão territorial, uso e ocupação do solo; gestão ambiental e saneamento; transporte, mobilidade e logística.

Durante a reunião em Araras, foi apresentado o relatório de atividades realizadas até o momento, com explanação dos resultados parciais das discussões e encaminhamentos para projetos.

A secretária Andrea Ribeiro Gomes, da Semuhget, é coordenadora da câmara temática de Planejamento Integrado, responsável por sistematizar as discussões abordadas entre as demais CTs. Uma das propostas de projetos estruturantes elencados pelo grupo foi o Sistema de Monitoramento de Alertas de Riscos – inundação com ênfase em alagamento, e projetos integrados de prevenção de enchentes.

“As câmaras temáticas são um esforço de 24 municípios para diagnosticar os projetos prioritários para investimentos conjuntos. Temos unido os municípios e tido o apoio de outras entidades, como a Agência das Bacias PCJ, a Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) e o Ministério Público, que são essenciais para os direcionamentos e priorização dos projetos para a região, num olhar sistêmico, sinérgico e democrático de solução de problemas conjuntos”, disse Andrea.

A câmara de Gestão Territorial, Uso e Ocupação do Solo, sob coordenação da secretária da Sema, Nancy Thame, listou as propostas de relevância regional consideradas prioritárias, como regularização fundiária, estradas vicinais, consórcio de captação superficial de água no rio Corumbataí e eixos rodoviários.

“É importante fortalecer nossas potencialidades enquanto região metropolitana, valorizar a zona rural, buscar estratégias de mitigar impacto dos loteamentos clandestinos/irregulares e promover a segurança alimentar e nutricional na região”, afirmou Nancy.

Agora, já na fase de finalização, o relatório segue para ajustes dos grupos de trabalho formados a partir dessa reunião, que irão finalizar as propostas prioritárias para a região até o dia 20 de março, para então ser entregue à equipe da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano e Habitação.

Secretária Nancy Thame e Andrea Ribeiro são uma das coordenados das câmaras temáticas
Reunião foi realizada no município de Araras