Na sexta-feira, 18/03, a equipe da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) se reuniu com representantes da empresa Progaia, ganhadora da licitação para a restauração ecológica em onze propriedades rurais localizadas na microbacia do Ribeirão dos Marins, por meio do programa municipal PSA (Pagamento por Serviços Ambientais).
O objetivo desta primeira reunião foi para apresentação da empresa à secretaria, bem como para coleta de dúvidas e integração com a equipe técnica da Prefeitura, com a presença da secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, e servidores da Sema, Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto) e Sedema (Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente).
Este trabalho de restauração está sendo possível após a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema, ser contemplada no final de fevereiro com o recurso de R$ 450 mil, proveniente de edital da Agência das Bacias PCJ, para uso em restauração ecológica em áreas de APPs (Área de Preservação Permanente) e de Reserva Legal, sem necessidade de contrapartida.
Após a reunião, a Progaia ficou incumbida de apresentar um plano de trabalho para iniciar o projeto de restauração, o que totalizará uma área de 21 hectares. A previsão para início das ações nas propriedades é para o começo de abril.
As propriedades selecionadas fazem parte do programa PSA, da Sema, que realiza anualmente vistorias em propriedades que atendem às práticas sustentáveis para preservação das bacias hidrográficas e remunera os proprietários com um valor correspondente ao atendimento dos critérios do programa.
“Este é mais um trabalho conjunto da Sema que visa o estabelecimento de ecossistemas degradados e impacta diretamente no desenvolvimento rural sustentável de Piracicaba”, ressalta a secretária Nancy Thame.
Reunião marcou início dos trabalhos de restauração ambiental