A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), realizou uma visita, nesta quarta-feira, 20/09, na Embrapa Meio Ambiente (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), em Jaguariúna.
Vinculada ao Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), a Embrapa é uma empresa pública criada em 1973 e tem como missão viabilizar soluções de pesquisa, desenvolvimento e inovação para a sustentabilidade da agricultura, em benefício da sociedade brasileira.
Durante a visita, a equipe da Sema e produtores rurais convidados foram guiados pelos pesquisadores do Núcleo de Agroecologia da Embrapa para uma apresentação do sítio agroecológico da sede, implantado a partir de 2008, que tem o objetivo de realizar experimentos, cursos e demonstrações a visitantes. O sítio tem aproximadamente cinco hectares e possui cinco SAFs (Sistemas Agroflorestais) temáticos, como o de Meliponicultura (criação de abelhas nativas sem ferrão), frutas, plantas medicinais e biodiversidade.
De acordo com o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, os SAFs apresentam múltiplas funções para a agricultura, fornecendo, além de alimento para as abelhas, a produção de hortaliças, legumes, frutas, medicinais, madeiras, biomassa para cobertura e nutrição do solo, entre outras. “Um dos pontos interessantes da visita foi compreender a importância das características melíferas das espécies de plantas, para o fornecimento adequado de quantidade e diversidade de alimentação para um meliponário produtivo. Nesse aspecto, as agroflorestas biodiversas cumprem muito bem esse papel”, disse.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, destacou que a visita teve o objetivo de conhecer os projetos da empresa e estreitar o diálogo para futuras parcerias em projetos com a Sema, em especial no desenvolvimento de Sistemas Agroflorestais, na criação de abelhas nativas sem ferrão e no PSA (Pagamento por Serviços Ambientais). “Trabalhamos muito com parcerias dentro da Sema, aproximando o Poder Público municipal de instituições importantes do setor, portanto visitas como essa são essenciais para fortalecer nossas políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, da produção de alimentos, a soberania alimentar e a biodiversidade”, disse Nancy.
“Foi uma satisfação conhecermos os projetos que a secretaria está implantando no município e suas demandas, já que estes contemplam temáticas afinadas com os interesses, ações e pesquisas desenvolvidas pela nossa equipe, indicando a possibilidade de boas parcerias, disse a pesquisadora da Embrapa, Katia Sampaio Malagoli Braga.