A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), está na organização da XII Feira de Trocas de Sementes e Mudas Crioulas, Orgânicas e Biodinâmicas do Estado De São Paulo, que acontece amanhã, sábado, 02/09, das 8h30 às 17h, no Engenho Central.

A feira é realizada anualmente de forma itinerante em diferentes regiões do estado de São Paulo por iniciativa da Associação Biodinâmica. Piracicaba foi o município escolhido para sediar a feira neste ano e para isso contou também com a parceria da Sema, Rede de Agroecologia do Leste Paulista, NEPAS/UFSCar, Itesp (Instituto de Terras do Estado de São Paulo), Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

A entrada é gratuita e a programação conta com diversas oficinas a partir das 8h30 sobre as sementes crioulas, orgânicas e biodinâmicas, além de atrações culturais, palestras, rodas de conversa e a feira de trocas com sementes coloridas e mudas de espécies, a partir das 13h.

De acordo com a engenheira florestal Fernanda Peruchi, da Rede de Agroecologia do Leste Paulista, as sementes e mudas crioulas conseguem manter sua variabilidade genética e ser reproduzidas pelos agricultores por se adaptarem a diversos locais, garantindo assim a conservação das espécies. “A população está convidada a conhecer as sementes e mudas crioulas, que podem ser não só alimentícias como florestais. Nosso objetivo com a feira é conscientizar sobre a importância da conservação genética das sementes, principalmente frente às mudanças climáticas”, destaca Fernanda.

A Sema, além de participar da realização do evento, também estará presente com um estande para apresentação dos programas da secretaria. “Ficamos muito honrados de receber a feira em Piracicaba, pois é um tema que está em sintonia com nossas políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar, da produção de alimentos, a soberania alimentar e a biodiversidade”, disse a secretária Nancy Thame.

A Feira de Trocas de Sementes e Mudas Crioulas também contará com feira gastronômica, feira de livros, doação de mudas, testagem de material/sementes, estandes de parceiros, programação cultural e atividades para crianças.