Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 17/10, o recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos para descarte correto, na propriedade Fazenda Santa Luzia, no bairro Monte Branco, em uma ação organizada pela Coplacana, em parceria com a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), além da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI).
O local para recebimento foi escolhido em conjunto entre as instituições e produtores rurais, em uma reunião ocorrida em julho, em razão da facilidade de acesso ao bairro aos agricultores do município e para o transbordo das embalagens.
Os órgãos públicos como a Sema, CDA e CATI são responsáveis pelos esclarecimentos acerca das boas práticas no uso de agrotóxicos, bem como do armazenamento correto das embalagens destes. A Coplacana, por sua vez, fica a cargo do recolhimento das embalagens vazias, que são destinadas à sua Central de Recebimento e Tratamento.
Para o engenheiro agrônomo da Sema, Felipe Del Lama, a destinação final correta dessas embalagens é imprescindível para a segurança do meio ambiente, uma vez que resíduos de agrotóxicos trazem sérios riscos à qualidade dos solos e da água. “O retorno de embalagens vazias de agrotóxicos é obrigatório, conforme Lei 12305/2010, que institui a Política Nacional dos Resíduos Sólidos”, disse.