A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), esteve em reunião na última terça-feira, 04/05, com a ONG The Nature Conservancy – TNC Brasil, para discutir parceria para aprimoramento do programa municipal de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA), por meio da plataforma geoespacial Portal da Mantiqueira.

A reunião contou com um treinamento para uso da plataforma oferecido pelo representante da TNC Brasil, Edson Santiami, um dos coordenadores do Portal. De acordo com ele, a plataforma Portal da Mantiqueira busca oferecer gratuitamente aos gestores locais, uma ferramenta geoespacial que auxilia na tomada de decisão de programas e políticas públicas.

Por meio do Portal é possível realizar um diagnóstico ambiental, cadastrar informações, criar um banco de áreas, monitorar projetos de restauração e conservação e gerar relatórios que contribuem para o trabalho dos servidores, entre outros objetivos.

Participaram do treinamento, além da equipe da Sema, os membros da UGP/PSA (Unidade Gestora de Projetos), com representantes da Simap (Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente), Semae (Serviço Municipal de Água e Esgoto), Agência das Bacias PCJ e Cati (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral).

Segundo o engenheiro florestal da Sema, Ramon Pittizer, “o Portal da Mantiqueira será uma importante ferramenta de gestão para aumentar a qualidade do nosso programa de PSA e auxiliar na ampliação com novas propriedades rurais participantes, que é um dos nossos objetivos”.

Para a secretária Nancy Thame, por meio dessa parceria, além do PSA, será possível usar a plataforma para auxiliar os técnicos da Sema no diagnóstico e monitoramento das ações dentro de outros programas municipais, como o Programa Municipal de Adequação Ambiental Rural, o SIM (Serviço de Inspeção Municipal) e ações de assistência técnica e extensão rural com produtores rurais e agricultores.

Parceria auxiliará servidores nos programas da Sema e ações de assistência técnica e extensão rural