Sema cria Mapa das capelas da zona rural
Trabalhando diariamente com nossa extensa Zona Rural, a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema) decidiu, de forma pioneira, criar um mapa que além de trazer todo traçado das estradas vicinais, é ilustrado com fotos das capelas das comunidades rurais, facilitando a localização dos bairros.
A iniciativa partiu da Sema e a execução do mapa deu-se em parceria com o Instituto de Planejamento e Pesquisa de Piracicaba – IPPLAP. Nele constam as estradas georreferenciadas e numeradas, os bairros, as pontes, as zonas urbana e agora, as igrejas, resgatando um valioso acervo do homem do campo que é bastante católico.
Foram mapeadas e fotografadas 44 igrejas. Durante essa busca o topógrafo da Sema, e também fotógrafo, Antônio Salvador Castello, pode confirmar o apreço e cuidado dos moradores por suas capelas.
O titular da pasta, Waldemar Gimenez faz questão de destacar que a zona rural do município prima pela sua extensão e por suas peculiaridades. “São aproximadamente 120 mil hectares de terras totalmente aproveitadas com diferentes culturas. Há áreas de serras, matas extensas que propiciam aos visitantes o ar puro das montanhas, principalmente nas regiões do Pau D’Alho, Monte Branco e Floresta”.
Ele, engenheiro agrônomo e profundo conhecedor destas terras, também descreve as dezenas de nascentes de águas límpidas que abastecem os ribeirões do município, alguns deles desaguam no Rio Piracicaba e outros seguem em direção ao Rio Tietê. Cita os aproximadamente 2.600 km de estradas rurais bem conservadas, que levam e trazem as riquezas produzidas pela nossa gente, entre elas cana de açúcar, laranja, milho, eucalipto e as hortaliças que abastecem os varejões municipais que atendem mensalmente mais de dois terços dos moradores da cidade.
São 128 bairros rurais interligados, cerca de 150 pontes de madeira e 44 igrejas católicas. Gimenez enfatiza e finaliza dizendo que o povo piracicabano é devoto, é fiel e reverencia o protetor de cada bairro.
O mapa encontra-se em exibição na recepção da Sema, à avenida Dr. Paulo de Moraes, 2113, Paulista, podendo ser consultado e admirado em horário comercial, de segunda à sexta-feira.
