Oferecer segurança na área rural. Esse é o objetivo do projeto denominado Seg Rural, iniciativa da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), a Guarda Civil Municipal e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). São parceiros a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Câmara de Vereadores de Piracicaba, Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola (Imaflora) e o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder).
O Programa Seg Rural surgiu devido a um aumento do número de ocorrências registradas nas áreas rurais do município e frente à dificuldade dos órgãos de segurança e assistência médica emergencial em localizar as propriedades para o atendimento das chamadas de emergência nesses locais.
Para aumentar a adesão dos estabelecimentos rurais ao programa, a Sema estará presente no Copla Campo que acontecerá nos dias 20, 21 e 22 deste mês, na Unidade de Grãos da Coplacana, no bairro Taquaral, com um estande cadastrando produtores rurais de Piracicaba, para aderirem ao programa.
O cadastramento no Seg Rural é voluntário e gratuito, sendo necessário que o proprietário do imóvel realize o cadastro de sua propriedade, para que a mesma possa ser localizada rapidamente, por meio de GPS, pela Guarda Civil Municipal e SAMU, quando acionados. O interessado receberá um número, que deverá ser utilizado nas chamadas para a Guarda Civil, por meio do 153 e nas chamadas para o Samu, por meio do 192.
A zona rural conta com aproximadamente 2.000 propriedades e a expectativa é cadastrar todas elas. As informações ficarão em sigilo, em poder da Guarda Civil e do Samu. De acordo com dados da Sema, em torno de 9.000 pessoas residem na zona rural de Piracicaba.
Waldemar Gimenez, secretário da Sema, destaca que a Sema não poderia ficar de fora do Copla Campo, um dos eventos mais importantes do setor sucroenergético do país, voltado aos produtores rurais e que incentiva o crescimento do agronegócio.
Gimenez ressalta que a Sema trabalha com afinco na zona rural, na manutenção de seus mais de 2.500 quilômetros de estradas, pontes, linhas de tubos e sistemas de abastecimento, e que a segurança é um item importante para fixar e manter o homem no campo. "Com esta nova técnica que está sendo implantada, a probabilidade de a zona rural ser mais segura é muito grande".
SOBRE O COPLA CAMPO – O Copla Campo é organizado pela Cooperativa dos Plantadores de Cana de Piracicaba (Coplacana) e Associação dos Fornecedores de Cana de Piracicaba (Afocapi). Acontecerá de 20 a 22 de fevereiro, na Unidade de Grãos da Coplacana. O evento é importante para quem pensa em continuar crescendo no agronegócio, se modernizando com as novas tecnologias e com as melhores condições.
Foram firmadas várias parcerias com empresas renomadas do agronegócio, para que os visitantes durante os três dias tenham acesso às novas tecnologias de produção agrícola, tudo o que há de mais moderno em produtos e técnicas para combater pragas e melhorar a qualidade e a produção da agropecuária. Tem ainda um espaço preparado para a realização de testes com demonstrações de implementos e mapeamento de área com drones.
Durante os dias de evento, profissionais especializados também irão atender o público esclarecendo dúvidas sobre as tendências e os rumos do setor sucroenergético.