A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), está em tratativas com o Sebrae e o Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) para oferecer cursos gratuitos de capacitação a agricultores e profissionais do ramo de alimentos.
As tratativas iniciaram nesta quarta-feira, 18/01, em reunião com o gestor de Agronegócios do Sebrae Piracicaba, Renan Benedito D`Aragone, a secretária Nancy Thame e técnicos da Sema.
Renan apresentou o catálogo de cursos oferecidos pelo Senar, em parceria com o Sebrae, que abrange diversos temas do setor agrícola, como boas práticas na produção vegetal, agricultura de precisão, administração rural, agropecuária sustentável, entre outros.
A Sema ficará responsável por montar um cronograma das atividades a ser entregue até o fim de janeiro, com o objetivo de iniciar as capacitações a partir do segundo semestre deste ano. Essa parceria também conta com o apoio na divulgação e interlocução com agricultores, permissionários e produtores interessados.
A secretária Nancy Thame destacou a grande demanda por cursos e capacitações pelos agricultores e que este será um dos objetivos da Sema em 2023, não apenas por meio dessa parceria com Sebrae e Senar, mas também por meio dos programas já existentes, como o de Agricultura Urbana, a Cozinha Experimental e o Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba).
“Já temos muitos programas estruturados e regulamentados na secretaria, e observamos que este é o momento de capacitar os nossos produtores para que eles se sintam mais confiantes no próprio negócio e se adequem às novas exigências do mercado e dos consumidores. Para isso, estamos buscando apoio em instituições qualificadas e que já trabalham com este público, de forma a oferecer cursos de qualidade e sem custo a esses profissionais”, disse a secretária Nancy Thame.
Te?cnicos da Sema, secreta?ria Nancy Thame e Renan D'Aragone, do Sebrae