A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), através de parceria institucional, assinou ontem, 26/12, com a Coopihort (Cooperativa Piracicabana de Horticultores), um termo de cooperação para uso de equipamento descascador de tubérculos.
O equipamento descascador de raízes e tubérculos, adquirido pela Sema, será utilizado pela Coopihort, que conta hoje com 101 agricultores familiares, para processamento de produção de mandioca e para oferecimento de cursos de capacitação, para o público da Sema, sobre vegetais minimamente processados, além da doação do excedente da produção de mandioca para o Banco de Alimentos do município.
De acordo com o agricultor familiar e presidente da cooperativa, Vanderlei Sanches Baesteiro, essa parceria é importante para ampliar a atuação da agricultura familiar e que já pretendem utilizar o equipamento em fevereiro de 2025.
“O intuito é fortalecer os programas de agricultura urbana e familiar, com o desenvolvimento da cadeia produtiva de raízes e tubérculos, assim como a capacitação da população sobre vegetais minimamente processados, objetivando o desenvolvimento de ciclos curtos de comercialização”, ressaltou a secretária da pasta Nancy Thame.
O TERMO – O presente Termo de Cooperação não envolve a transferência de recursos financeiros entre os participantes, uma vez que os serviços decorrentes dele serão prestados em regime de cooperação mútua. As despesas necessárias à plena consecução do objeto acordado, tais como mão de obra intelectual e desenvolvimento de cursos, bem como insumos, correrão por conta da Cooperativa.
Sema assina termo de cooperação para uso de descascador de tubérculos
O equipamento será utilizado pela Coopihort
Por CCS /
Publicado em 27/12/2024
Tempo de leitura:
2 minutos.