Portal do Município de Piracicaba

Sema assina contrato para manutenção das estradas rurais

Por Comunicação Social / Publicado em 29/03/2019
Tempo de leitura: 3 minutos.

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (Sema), assinou contrato com a empresa M&G Mineração de Calcário Ltda. para fornecimento parcelado de lajão bruto. O valor do contrato é de R$ 195 mil, representando uma economia de 15,2%, em relação ao valor estimado, que era de R$ 229,9 mil. O secretário da Sema, Waldemar Gimenez, afirmou que o material, chamado de dolomita fragmentada – mais conhecido como lajão bruto – após britado será utilizado para reforço do leito das estradas rurais, dando mais segurança ao transporte pesado que circula por essas vias. O produto será utilizado em todas as estradas onde houver necessidade de manutenção. O consumo anual para manutenção de estradas rurais gira entre 100 e 120 mil toneladas, entre lajão e reciclado da construção civil (RCC), outro material também utilizado para essa finalidade. Waldemar Gimenez destacou que a manutenção das estradas rurais é feita de forma ininterrupta e diária. “Nosso objetivo é mantê-las em boas condições”, afirmou.

Manutenção – A Sema é responsável pela manutenção diária de estradas rurais – totalizando aproximadamente 2.600 km -, pela restauração e conservação de 147 pontes, mata burros, escolas e centros comunitários rurais, atendendo cerca de 127 bairros rurais, além de atuar diretamente na construção dos Varejões Municipais e Centros Sociais.

Somente na manutenção das estradas rurais, são utilizados aproximadamente 100 mil m3 por ano de material base (cascalho, lajão britado, entre outros), visando a trafegabilidade das estradas, essencial para o escoamento da produção agropecuária. “Todo este trabalho só é possível devido à frota própria da Sema, além de três caminhões terceirizados e a atuação de diversas equipes de trabalho no campo. Isso gera qualidade e agilidade na prestação dos serviços e aumenta o número de atendimentos à comunidade”, disse Waldemar.

Consumo anual para manutenção de estradas rurais gira entre 100 e 120 mil toneladas


Secretarias e Outros órgãos

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, você concorda com nossa política de privacidade.