Nesta segunda-feira, 05/06, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), promoveu o Dia de Campo Tritura Pira, com o objetivo de apresentar o novo triturador de galhos que transforma resíduos de podas de árvores em material orgânico e cobertura de solo para agricultura.

A ação, que faz parte da programação do Simapira (Semana Integrada do Meio Ambiente de Piracicaba), foi realizada na propriedade do agricultor Júlio Pupim, do Sítio São João, no bairro Campestre.

Após a demonstração do triturador, foram formados grupos de trabalhos entre os participantes para definir o funcionamento do projeto-piloto Tritura Pira, de entrega e recebimento dos resíduos de poda, por meio do programa Patrulha Agrícola, da Sema.

Júlio Pupim conta que a demanda da compra do triturador florestal para trator agrícola foi apresentada por agricultores na plenária do Orçamento Participativo de 2022, da região rural. “O aproveitamento desse material de poda traz consigo o conceito da agricultura de baixo carbono e da segurança alimentar, o que deverá estimular ainda mais o plantio de espécies arbóreas que renovam e fecham o ciclo produtivo”, explica.

Para a representante do projeto Corredor Caipira, Karine Silva Faleiros, a demanda do uso das podas de árvores na agricultura já estava sendo dialogada há cerca de dois anos. “Este é um material riquíssimo que pode ser transformado em alimentação saudável e conciliar a questão ambiental com a social”, disse.

A agricultora orgânica e agroecológica Naomi Torigoi falou em nome dos agricultores familiares presentes no evento. “Isso é uma realização para nós. Vivemos um desequilíbrio ambiental e ações como essa nos dão esperança”, ressaltou.

O diretor da Cati Regional de Piracicaba (Coordenadoria de Assistência Técnica Integrada), Maurício Perissinotto, parabenizou a iniciativa e destacou o pioneirismo de Piracicaba. “Em uma pesquisa divulgada recentemente, foi mapeado que apenas 44 municípios no país trabalham com iniciativas como essa, de reutilização dos resíduos das podas de árvores para a produção de alimentos”, destacou.

Além da Sema e do Sítio São João, a ação também foi organizada e apoiada pelo Corredor Caipira, Cati, USP Recicla, Casa do Hip Hop de Piracicaba, PGR Engenharia Sustentável, Movimento Tô Aqui, Chácara Brasil, CSA Piracicaba e OCS Agroecológica Piracicaba. Estiveram presentes no evento representantes da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) e SME (Secretaria Municipal de Educação).

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, ressalta que este serviço poderá ser solicitado pelo programa Patrulha Agrícola, da Sema, que faz a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos, por meio de pagamento abaixo da média do mercado, calculado por hora/máquina, a fim de ser mais acessível aos produtores.

“Essa ação vem para fortalecer ainda mais o programa, que também oferece assistência técnica gratuita para os agricultores interessados. A partir de hoje, o resultado das podas trituradas significam mais vida para o nosso solo, aumento da produção de alimentos e garantem a destinação final desses resíduos de forma correta”, destacou Nancy.

Os interessados em solicitar os serviços do programa Patrulha Agrícola devem comparecer à Sema (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2.113) para o preenchimento de formulário, contendo os dados pessoais e dados do trabalho a ser executado. Para mais informações, ligue (19) 3437-4000.

Karine Faleiros, Ubirajara de Barros, Júlio Pupim, Nancy Thame e Adriana Tiba demonstram o resultado das podas trituradas

Tratorista da Sema realizando a demonstração do novo triturador

Demonstração do resultado após o uso do triturador

Tritura Pira reuniu agricultores, instituições e grupos ligados à agricultura e segurança alimentar