Sema apresenta balanço do Varejão Especial de Pescados
Foram comercializadas 7,9 toneladas de pescado de água doce e salgada durante o Varejão Especial de Pescados, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), na Semana Santa. Em sua 18ª edição, a feira foi realizada de 23 a 26 de março, nas dependências do Varejão Municipal Central, à rua Santa Cruz, 1.260, Centro, ao lado do TCI (Terminal Central de Integração).
De acordo com o diretor do Departamento de Abastecimento (DEPAB), Francisco Ernesto Guastalli, foram atendidas no equipamento municipal este ano 18.200 pessoas que, ao optarem pelo Varejão, puderam economizar até 30% no seguimento de peixes em relação aos estabelecimentos da iniciativa privada. Mesmo com essa vantagem, a quantidade comercializada este ano foi inferior à de 2015, quando foram vendidas 11,8 toneladas. Guastalli atribui a queda à crise financeira pela qual o país passa e, também, à inflação, que elevou os preços de alguns pescados.
O balanço dos itens de hortifrutigranjeiros mostra que foram comercializados no mesmo período e espaço, 62.056 quilos em 2016, contra 63 mil quilos em 2015. O carro-chefe das vendas foi no seguimento de frutas, seguido pelo pimentão colorido, vagem, cenoura, batata, cebola e tomate. Neste setor, a economia registrada chegou aos 35%, se comparado com a média dos preços praticados pela iniciativa privada.
