A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), reuniu-se com produtores rurais do bairro de Tupi, na Chácara Catavento para discussão da criação de associação de agricultores da região com o objetivo de fortalecer o bairro com o fomento da agricultura local e o agroturismo. Reunião contou grupo de 10 produtores rurais.
O produtor de mirtilos, framboesas, amoras e morangos, Luis Milner, da Chácara Catavento, ressalta a diversidade de alimentos produzidos por cada agricultor, entre eles mel, queijo, shimeji, frutas vermelhas, ovos, horta de folhosas, além de oferecer atividades como fitoterapia e alambique. "Cada um dos agricultores deste grupo é ligado à terra e se dedica a uma atividade diferente dentro da agricultura familiar. A intenção de nos associarmos e buscarmos o apoio da Sema foi para nos fortalecermos como grupo e conseguirmos avançar no projeto de circuito de agroturismo que estamos formatando", explica Milner.
A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, contou do trabalho que já está sendo realizado pela Sema, que prioriza o apoio aos pequenos produtores e a parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Semdettur) na formulação de políticas públicas que apoiem o turismo rural de Piracicaba. "A Sema está disposta a fazer os encaminhamentos necessários em iniciativas como essa de fortalecimento da agricultura familiar. Temos projetos em andamento como o selo exclusivo para produtos alimentícios de Piracicaba que virá de encontro com essa proposta de agroturismo e só engrandecerá o nome de Piracicaba regionalmente", ressalta Nancy.
Reunião no Tupi reuniu produtores rurais e equipe da Sema