A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), adquiriu novos implementos para o programa Patrulha Agrícola, que visa auxiliar o trabalho de pequenos agricultores de Piracicaba com a locação de máquinas e implementos agrícolas para uso em terrenos produtivos.
A licitação, realizada em outubro do ano passado, possibilitou a compra de sete implementos, sendo três deles já entregues neste mês de fevereiro: 1 grade aradora, 1 grade niveladora e 1 arado de aivecas. A previsão é que o restante chegue até o final de março, sendo 1 roçadeira hidráulica; 1 arado subsolador; 1 enxada rotativa com encanteirador e 1 perfurador de solo com três brocas.
Com a chegada dos novos implementos, a secretária da Sema, Nancy Thame, tem a expectativa de ampliar e fortalecer as ações da Patrulha Agrícola. “A intenção é intensificar os trabalhos para atender a demanda crescente e oferecer novas operações, como o preparo de covas para sistema de agrofloresta ou reflorestamento e recomposição de matas ciliares”, explica a secretária.
Para o agricultor familiar e presidente do Comder (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural), Marcelo Ferezini, o programa Patrulha Agrícola é de grande relevância, principalmente aos pequenos agricultores familiares de Piracicaba. “Eu já usei várias vezes o programa, porque às vezes não temos como fazer alguns serviços por não termos máquinas e implementos próprios adequados”, conta.
De acordo com a Sema, além dos sete implementos adquiridos pela Prefeitura, estão previstos para chegar neste primeiro semestre mais um trator agrícola e quatro implementos provenientes da emenda parlamentar do deputado estadual Roberto Morais. A Prefeitura aguarda a aprovação do projeto de lei 270/2021 na Câmara Municipal, para celebração de convênio com o Governo do Estado de São Paulo para a liberação dos recursos.
A secretária Nancy Thame também enfatiza que a equipe está dedicada em acelerar os processos de compra para ter todos os implementos e realizar a manutenção preventiva completa nos tratores até o início do segundo semestre, época que a Patrulha Agrícola costuma ser mais demandada pelos produtores por conta do período tradicional de plantio e preparação de solo das culturas.
O valor para solicitar os serviços da Patrulha Agrícola é cobrado por hora/máquina e abaixo do valor de mercado, para ser mais acessível aos produtores. Os interessados devem comparecer à Sema (Av. Dr. Paulo de Moraes, 2113 – Paulista) ou ligar para (19) 3437-4000.
Implementos chegaram na última sexta-feira, 18
Enxada rotativa adquirida pela Sema