Entrega técnica do equipamento aconteceu na tarde desta terça-feira

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento), adquiriu nova máquina para realizar serviços principalmente na área rural do município. É uma escavadeira hidráulica LiuGong, modelo 915E, de 14 toneladas. A entrega técnica da máquina, para a transmissão de informações referentes à manutenção, junto a um representante da empresa fornecedora do equipamento, aconteceu na tarde de hoje, terça-feira, 13/09, no estacionamento da Semutri (Secretaria Municipal de Transportes Internos). O investimento foi de R$ 690 mil.

Conforme a secretária da Sema, Nancy Thame, foi realizado um levantamento e análise das máquinas, equipamentos e veículos que a Pasta já possui e quais seriam necessários para melhoria no atendimento à população. Alguns compõem frentes que estão sendo terceirizadas e outros são adquiridos ou reformados para melhor compor a frota, devido às demandas de trabalho. "A Sema tem hoje uma série de programas com fundamentação em políticas públicas, a maioria deles novos, todos sendo regulamentados. Para isso precisamos de infraestrutura. Essa máquina, então, vem para trabalhos referentes à manutenção de estradas rurais, pontes, conservação de solos, entre outros", explicou, acrescentando que a Sema faz manutenção de cerca de 150 pontes artesanais de madeira na área rural e que neste ano já foram reconstruídas pela Secretaria, algumas em parceria com municípios vizinhos, oito pontes.

Nova máquina será para realizar serviços principalmente na área rural do município

Considerada a mais moderna da categoria, conforme Luciano de Olivo, entregador técnico da LiuGong, essa máquina detém função automática para ativação de marcha lenta para redução de consumo de combustível do equipamento e possui seis modos de trabalho selecionáveis, possibilitando a melhora do controle do equipamento e eficiência.

Escavadeira hidráulica foi adquirida pela Prefeitura por meio da Sema

"Com certeza podemos ter muito mais agilidade nos trabalhos da Secretaria com essa máquina. Ela pode, inclusive, ser utilizada em emergências na época de chuvas, porque possui esteira, o que facilita o trabalho no barro", explicou Deusdete Lopes da Silva, chefe de Estradas Rurais da Sema.

Ele acompanhou a entrega técnica da máquina junto de David Munhoz de Almeida, chefe de Divisão de Obras e Serviços Rurais da Sema, bem como de mecânicos e lubrificadores de equipamentos da Prefeitura. "É nessa entrega técnica que recebemos todas as informações passadas pelo representante da empresa para os cuidados com a máquina, de modo a aumentar a vida útil do equipamento", falou Almeida.