A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), promove no próximo sábado e domingo, 23 e 24/03, o curso gratuito de Produção de Mudas de Hortaliças e Frutíferas em Sistema Agroecológico, em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba e a empresa Expansão Agroflorestal.

Os interessados podem realizar a inscrição até sexta-feira, 22/03, pelo link https://bit.ly/curso_mudas. As aulas acontecem no sábado, das 7h às 18h, e no domingo das 7h às 12h, na horta comunitária da Casa do Hip Hop (Rua Jaçanã Altair Pereira Guerrini, 200 – Paulicéia).

A programação do curso abordará aulas práticas e com metodologia participativa sobre técnicas de produção de mudas de hortaliças, aromáticas, medicinais e frutíferas orgânicas, metodologia de consórcio agroflorestal e dinâmicas em grupos.

Segundo a secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, o curso é uma ação dentro do Programa Municipal de Agricultura Urbana, da Sema, e tem como objetivo fomentar a agricultura agroecológica e a produção sustentável de alimentos com a utilização de técnicas e práticas agroecológicas, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional no município de Piracicaba.

O programa Patrulha Agrícola, coordenado pela Sema, fez o nivelamento da área para implantação da estufa de mudas.

Este já é o segundo curso que a Sema promove em parceria com a Casa do Hip Hop de Piracicaba. Em fevereiro de 2023, aconteceu o curso introdutório em Agroecologia e Práticas Agroecológicas, que capacitou 30 participantes, entre agricultores, profissionais da área e cidadãos representantes de comunidades que já desenvolvem, ou têm interesse em iniciar hortas urbanas

“Com esse incentivo à agricultura local, compraremos menos alimentos de outros municípios, garantindo mais emprego e renda para os produtores piracicabanos, uma alimentação mais saudável à população, a redução do custo de acesso ao alimento para os consumidores de baixa renda e o aproveitamento de terrenos ociosos do município”, enfatiza a secretária.

A capacitação também conta com o apoio da Smads (Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social), SME (Secretaria de Educação), Movimento Tô Aqui, Tritura Pira, Corredor Caipira.

Curso é uma ação do Programa Municipal de Agricultura Urbana
Capacitação será neste fim de semana, na horta comunitária da Casa do Hip Hop
Curso abordará técnicas de produção de mudas de hortaliças, aromáticas, medicinais e frutíferas orgânicas
A programação do curso abordará aulas práticas e com metodologia participativa