Selecionados projetos que irão receber recursos do FAC
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural), em parceria com o CoMCult (Conselho Municipal de Política Cultural), selecionou os projetos culturais que irão receber recursos do FAC (Fundo de Apoio à Cultura). De acordo com os critérios e pontuações descritos no edital, foram selecionados os projetos de Renan Almeida da Silva (música), Ana Paula Zaguetto Alves (audiovisual), Maria Ignês Trevisan (livro/literatura), Marcela Aparecida Pinto da Costa (cultura popular), Rafael Bitencourt dos Santos Alves (memória cultural) e Márcio Roberto Sartório Cardoso (artes integradas). Cada um irá receber R$ 25 mil e tem até um ano para ser realizado.
Não houve projetos inscritos nas áreas de artes cênicas e artes visuais, dessa forma, foram selecionados dois projetos de outras áreas ou modalidade de acordo com lista geral de classificados por ordem de pontuação. Os selecionados foram Casa do Bom Menino (literatura) e Rafael Paschoalini Arthuso (música).
A comissão teve autonomia para realizar a análise técnica e decisão de seleção quanto ao projeto apresentado, inclusive para desclassificar os que não atenderam aos requisitos mínimos exigidos. Já o processo seletivo aconteceu conforme os critérios consistência de interesse público, equilíbrio, impacto cultural e seu efeito multiplicador.
Para uso dos recursos do FAC, os participantes apresentaram contrapartidas, como garantia de amplo acesso da população ao produto cultural gerado, promoção de fruição de bens, produtos e serviços culturais às camadas menos assistidas, além de acesso gratuito.
