Seleção Brasileira de Voleibol de Surdos agradece apoio de Piracicaba
Em mais uma etapa de treinamentos antes da Surdolimpíada, equipe esteve na cidade no final de semana
Piracicaba recebeu no fim de semana, dias 20 e 21/09, a Seleção Brasileira de Voleibol de Surdos que se prepara para 25ª Surdolimpíada de Verão Tóquio 2025, competição internacional que acontecerá de 15 a 26 de novembro, pela primeira vez, no Japão. O convite foi da Assupira (Associação de Surdos – Libras Piracicaba e contou com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras.
Na ocasião, o Ginásio de Esportes Garcia Neto (miniginásio) foi a base da equipe, com treinamentos realizados no sábado (20), em dois períodos, e um amistoso diante do Clube Atlético Piracicabano, no domingo (21), vencido pela Seleção Brasileira por 2 sets a 0.

O capitão da Seleção Brasileira, Lucas Bonalume Vieira, elogiou a estrutura oferecida pelo município. “Uma quadra ótima e vestiários funcionais, além do apoio logístico e alimentação, por meio de parcerias. Toda essa organização permitiu que pudéssemos focar naquilo que é o mais importante: o treinamento coletivo”, ressaltou.
Segundo ele, a experiência foi muito boa. “Foi percetível o engajamento da comunidade surda e da cidade com a Seleção Brasileira. O semblante das pessoas envolvidas durante todo o final de semana demonstrou isso. Espero poder voltar a Piracicaba com a Seleção em outras oportunidades”.
O treinador da Seleção, Alex Luís Hiat Salvador, também agradeceu a recepção dos piracicabanos. “A gente só tem a agradecer todo acolhimento e estrutura disponibilizada. Por tudo que vivenciamos, esperamos voltar em breve para Piracicaba”, destacou.
A presidente da Assupira, Giselle Lorena Milhomem, demostrou sua alegria em receber a Seleção Brasileira de Surdos no município. “Pudemos perceber a alegria dos atletas quando ressaltaram a qualidade da nossa acolhida. Manteremos o foco e a força para continuar incentivando o esporte de surdos na cidade. Agradecemos a Prefeitura de Piracicaba e a todos os parceiros por terem aceito fazer parte de mais esse capítulo da história da entidade”, disse. Ela informou ainda que cerca de 100 pessoas estiveram acompanhando o amistoso no domingo.
Para o secretário municipal de Esportes, Roger Carneiro, é motivo de orgulho receber a Seleção Brasileira de Surdos na cidade. “O esporte sempre será uma importante ferramenta de inclusão, socialização e superação. O nosso papel enquanto agente público é apoiar atividades desportivas como esta”, destacou.
A Seleção Brasileira segue sua preparação para a competição. Nos dias 04 e 05/10, a equipe estará em Praia Grande, última etapa de treinamento antes da competição no Japão.

