Entre os dias 12 e 21 de dezembro deste ano, a seleção brasileira de handebol promoveu seleção de jovens jogadores na cidade de Blumenau. O Clube Piracicabano de Handebol enviou dois de seus atletas para a peneira, Givan da Silva Júnior, o Juninho e Diego Gregório Simões, o Rolinho, jogadores da equipe juvenil do CPH, liderada pelo técnico José Batista, que recomendou, “vocês devem ir para o acampamento da seleção para aprender e conhecer mais sobre o handebol”, comenta o técnico.

Os atletas viajaram com os gastos custeados pelo Clube Piracicabano de Handebol e ficaram alojados no SESI “Complexo Bernardo Werner”, de Blumenau. No alojamento estavam hospedados 120 meninos que foram convocados para esta primeira fase da disputa, através de uma inscrição realizada pela internet.

Durante os dias que permaneceram na cidade os jovens tiveram palestras, treinos, jogos e assistiram a alguns vídeos de seus próprios treinos, os quais eram comentados pelo técnico da seleção masculina de handebol, Jordi Ribera. Contratado pela Confederação Brasileira de Handebol, o técnico está no Brasil com uma missão importante, que é conquistar o Pan-Americano em 2007, no Rio de Janeiro e levar o país aos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

Nos dias que permaneceram no alojamento os jovens puderam aprender mais sobre handebol, “nossos jogos eram gravados e depois comentados pelo técnico Jordi e pelo goleiro Fassina. Deu para aprender mais, corrigir nossos erros e mudar a perspectiva sobre os jogos, estou com muita esperança”, comenta Diego, 17 anos, que esteve na peneira. O atleta se dedica ao handebol há três anos e joga como goleiro.

Para o ponta-direita, Givan da Silva Júnior, também de 17 anos, “a experiência foi muito boa, o melhor de tudo foi ter conhecido o sistema da seleção, as pessoas, os técnicos dos clubes. Eu acho que estive bem e, espero que consiga estar entre os classificados”, diz o jovem que se dedica ao handebol há quatro anos e também atua como meia-direita.

O resultado desta primeira fase deve sair em março de 2007, onde serão classificados cerca de 30 jovens que participarão da segunda fase de onde sairão 14 atletas para o time juvenil da seleção brasileira de handebol masculino.