O Selo Local de Alimentos de Piracicaba (Selapir), apresentado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (Sema), será lançado oficialmente em evento público no Varejão da Paulista no dia 27/11, durante o 3º Encontro do Conecta Rural.
A reunião da equipe de trabalho aconteceu no Sesc
A decisão foi divulgada ontem, 22/09, durante reunião do grupo de trabalho do Selapir, realizado no Sesc, com representantes das secretarias da Sema, Secretaria de Educação (SME), Saúde (SMS), além do próprio Sesc, Etec, Fatec, Unimep e de produtores rurais de Piracicaba.
O projeto de lei 140/2022, que criou o Selapir, foi aprovado no último dia 15/08 pela Câmara Municipal. Ele será gratuito e terá uso facultativo, destinado a agricultores e produtores locais do município para uso nas embalagens de seus produtos, que podem ser in natura de origem vegetal (frutas, legumes, verduras), processados de origem vegetal (pães, doces, geleias, macarrão, etc) ou produtos de origem animal (leite, ovos, queijos, salames, etc).
Nancy Thame, secretária da Sema, lembrou que o grupo de trabalho já está finalizando alguns temas pertinentes ao lançamento, definindo o formato do cadastro de adesão, capacitações, produção de plataforma on-line e definição de logotipo.
“Importante destacar que no lançamento os produtores que já atendem às exigências legais para aquisição do Selapir poderão aderir ao programa e seus benefícios. Também estamos estudando a possibilidade de expansão do programa para restaurantes, lanchonetes, bancas de varejões municipais e demais pontos de comercialização de produtos alimentícios”, destacou Nancy.
Durante a reunião, o grupo de trabalho também definiu a programação da Cozinha Experimental da Sema, que será inaugurada no início de 2023. No conteúdo estão previstos cursos voltados para o Selapir e outros abertos ao público de maneira geral.