O Ciclo de Oficinas Selapir (Selo Local de Alimentos de Piracicaba), uma iniciativa da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Sema (Secretaria de Agricultura e Abastecimento), finalizou a primeira formação nesta segunda-feira, 24/07, após capacitar gratuitamente agricultores e produtores de alimentos locais.

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas para as aulas, que tiveram início no dia 19/06, com a temática Boas Práticas de Manipulação de Alimentos, ministradas pelas nutricionistas da DAN (Divisão de Alimentação e Nutrição), da SME (Secretaria Municipal de Educação), Mariana Chaves e Mariana Trovó.

O curso ainda abordou o tema rotulagem no dia 10/07, com a professora do curso de Tecnologia em Alimentos da Fatec Piracicaba, Erika Gutierrez, que apresentou a nova legislação vigente, além de dados sobre a ficha técnica e tabela nutricional que devem estar presentes nos rótulos.

Nesta segunda-feira, 24/07, o gestor de Agronegócios do Sebrae Piracicaba Renan D`Aragone ficou a cargo da última temática, com orientações sobre a precificação do produto e fluxo de caixa. Para César Eduardo da Siqueira, um dos participantes, essa aula acrescentou muito conhecimento para aprimorar a sua produção de salgados e bolos.

“Eu não sabia se eu estava ganhando ou perdendo dinheiro no valor que eu cobrava. Essa aula ajudou a abrir a minha mente para saber precificar o meu produto de acordo com meus custos e de forma justa”, conta.

Cézar e outros dez participantes receberam o certificado de 100% de frequência. Entre eles também está a graduanda do curso de Nutrição da Unimep Lariana Marquesin Colletti, que ficou sabendo das oficinas por meio de sua professora.

“Participar da oficina me fez acreditar ainda mais na importância da Nutrição para a sociedade, seja nas boas práticas de fabricação pela garantia da segurança dos alimentos, ou na rotulagem dos alimentos onde a sua interpretação se faz fundamental para preservação e promoção da saúde”, ressalta Lariana, que vem de uma família de agricultores familiares que fornece para os Varejões Municipais.

“Ver órgãos como a Prefeitura e a Sema empenhados na difusão de conhecimentos fundamentais para melhora no âmbito social como um todo, especificamente entre a população empreendedora, me faz acreditar em um mundo mais ecológico, sustentável e saudável para todos”, conclui.

A nutricionista e assessora responsável pelas oficinas, Natália Gebrim Doria, destacou que nos próximos meses deste ano a Sema já está prevendo uma nova edição do Ciclo de Oficinas, além de cursos práticos sobre técnicas culinárias. “As capacitações são um estímulo aos produtores. Nossa intenção é fomentar as pequenas iniciativas e dar condições para o aprimoramento dos negócios, aumentando a renda das famílias e gerando emprego. E aos consumidores, que terão acesso a um alimento seguro e de qualidade”, disse.

A secretária de Agricultura e Abastecimento, Nancy Thame, destaca que as capacitações são um dos focos da Sema em 2023 e para o segundo semestre já está prevista a realização de 30 encontros de oficinas e cursos livres para produtores de alimentos.

“Observamos a necessidade de capacitar nossos produtores para que eles se sintam mais confiantes no próprio negócio e se adequem às novas exigências do mercado e dos consumidores, por meio de cursos de qualidade e gratuitos”, ressalta a secretária.

O ciclo de oficinas também tem o apoio da Etec, Esalq/USP, Fatep, Fatec, Sebrae, Sesc, Unimep, SME e SMS (Secretaria Municipal de Saúde).

Curso capacitou gratuitamente agricultores e produtores de alimentos locais de Piracicaba

Ao todo, foram oferecidas 30 vagas para as aulas, que tiveram início no dia 19 de junho