Programa é desenvolvido no Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves e será ampliado com aulas de vôlei sentado, bocha adaptada e atividades motoras

O jovem Lucas Bertoncello, de 24 anos, há 12 anos no Projeto Clarear
(crédito foto: Isabela Borghese)

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), vai ampliar o Projeto Clarear, criado em 1989, especialmente para atender pessoas com deficiência física, sensorial, intelectual e múltipla de todas as faixas etárias por meio da prática de atividades aquáticas no Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves.

As atividades do Projeto Clarear, que hoje atende 69 pessoas, são ministradas por profissionais especializados, como é o caso da professora Márcia Fabiana da Silva, que coordena as aulas das atividades aquáticas, sempre às quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h, e de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h. As aulas também contam com o trabalho da professora Juliana Cordeiro Santos.

A professora Márcia explica que o objetivo com essas atividades é proporcionar a socialização das pessoas com deficiência e permitir que também sejam trabalhadas as melhorias com o repertório motor e cognitivo do indivíduo.

Professora Fabiana entre os alunos Felipe Matheus e Lucas, na piscina do Complexo Aquático
(crédito foto: Isabela Borghese)

BENEFÍCIOS – Há 12 anos frequentando as aulas do Projeto Clarear, o jovem Lucas Bertoncello, de 24 anos, que tem deficiência intelectual, é um exemplo de que o esporte é o melhor caminho para a inclusão e a promoção da igualdade de oportunidades. A mãe Adriana Aparecida Novello Bertoncello, de 51 anos, explica que as atividades na piscina têm sido determinantes para o desenvolvimento de seu filho. “É um espaço onde ele se sente acolhido, ativo e muito feliz.”

Para Maria Francisca de Melo Santos, de 53 anos, que é a mãe do aluno Felipe Matheus, de 26 anos, com deficiência intelectual, o Projeto Clarear tem proporcionado inúmeros benefícios à sua família. “O Felipe era agitado dentro de casa e praticamente não praticava nenhuma atividade física, mas, após mais de 12 anos participando desse maravilhoso projeto, hoje ele é um menino feliz e que compreende seus espaços.”

Aluno Felipe Matheus de Melo Santos, há 12 anos no Projeto Clear mantido pela Prefeitura
(crédito foto: Isabela Borghese)

NOVAS MODALIDADES – Além das aulas oferecidas na piscina do Complexo Aquático Municipal, o Projeto Clarear vai ampliar suas atividades, a partir do próximo dia 20 de fevereiro, com novas modalidades: vôlei sentado, bocha adaptada e atividades motoras. Vôlei sentado, às terças e quintas-feiras, das 7h às 9h, no Ginásio de Esportes José de Oliveira Garcia Neto (miniginásio), Atividades Motoras, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h e às segundas-feiras, às 17h, na Sala do Clarear, Bocha adaptada, às sextas-feiras, a partir das 17h, na Sala do Clarear.

SERVIÇO – Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, rua Silva Jardim, 687, Sala do Clarear, rua Silva Jardim, 853, Miniginásio municipal, rua 13 de maio, s/nº. Mais informações pelo telefone: (19) 3422.1510.