Evento aconteceu ontem, terça-feira, 5/12, em parceria com o Sesc
A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), em parceria com o Sesc, promoveu ontem, terça-feira, dia 5/12, no auditório do Sesc Piracicaba, o II Encontro de Educação Física Adaptada e Paradesporto. A iniciativa teve o objetivo de discutir a inclusão e a acessibilidade das pessoas com deficiência na área acadêmica e nos diversos segmentos que envolvem a Educação Física, para contribuir com a divulgação do esporte paralímpico de base e o desenvolvimento das modalidades paralímpicas.
“O maior desafio de um evento dessa grandeza é garantir palestrantes de qualidade que possam contribuir de maneira eficaz no crescimento dos participantes, e nós conseguimos atingir o objetivo com o apoio da Selam e do Sesc. Acredito que plantamos mais uma semente na mentalidade dos professores que agora compreendem a importância de olhar com atenção para o público da atividade adaptada, do paradesporto e paralímpico”, falou o professor doutor Eduardo de Paula Azzini.
Para Clévis Spada, um dos organizadores do evento, essa foi uma oportunidade para provocar os profissionais de educação física e trazê-los para a reflexão e o debate sobre a temática da Educação Física Adaptada e Paradesporto.
O Encontro contou com a participação da secretária da Selam, Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, e de esportistas e de profissionais especializados, que levaram ao palco do Sesc Piracicaba temas de grande relevância e que permitiram a troca de experiências para dar suporte aos profissionais da área, para que possam melhorar o acesso e a inclusão desta parcela da população nas aulas de Educação Física. O evento foi direcionado aos profissionais da Educação Física da rede pública e privada de ensino, às entidades e clubes que promovem a atividade física.
ESPECIALISTAS – O jornalista e mesatenista Luiz Filipe Guarnieri Manara, atleta da Seleção Brasileira Paralímpica Andantes de Tênis de Mesa e tricampeão dos Jogos Parapan-americanos (Toronto 2015, Lima 2019 e Santiago 2023), apresentou a palestra Minha Trajetória no Esporte Paralímpico. Após a apresentação, ele agradeceu o convite da Selam e do Sesc e ressaltou a importância da troca de experiências entre os profissionais da área.
“É muito legal ter a chance de participar de um evento dessa natureza aqui no interior de São Paulo. Essa foi uma bela oportunidade de proporcionar a formação aos profissionais que futuramente poderão trabalhar com a atividade adaptada e o paradesporto”, comentou o professor especialista Fabiano Quirino da Silva Pereira, técnico da Seleção Brasileira da Natação Paralímpica, que debateu o tema Natação Paralímpica: da Inclusão ao Rendimento.
A professora doutora Elíris Cristina Rizziolli apresentou o tema Acessibilidade e Inclusão no cenário da Unesp/Rio Claro. “Trazer um pouco da prática e das ações de acessibilidade e inclusão desenvolvidas na Unesp/Rio Claro foi um privilégio”, afirmou.
A professora doutora Gabriella Andreeta Figueiredo ministrou a palestra sobre Educação Física
Adaptada, Paradesporto e Inclusão: Possíveis Atuações dos Profissionais de Educação Física, com foco nas abordagens pedagógicas e nas estratégias de ensino-aprendizagem e pesquisa. “Foi ótimo falar de educação física e paradesporto e espero ter contribuído para a formação de todos os participantes”, falou a professora.