A Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) informa que o início das atividades esportivas realizadas em parceria com organizações da sociedade civil, via chamamento público, estão previstas para o mês de agosto, logo após a assinatura dos contratos, que estão em fase final de elaboração. As modalidades são as seguintes: atletismo, boxe, canoagem, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê, kickboxing, taekwondo, tênis de mesa, vôlei e vôlei de praia. Todos os processos atendem a Lei Federal 13.019/2014, são regulamentados pelo decreto municipal nº 1.093 de 1º de junho de 2017 e cumprem as determinações do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil.
O vínculo é de um ano, com a possibilidade de renovação. Somados, os contratos terão o valor total de R$ 1.448.387, 53, sendo R$ 748.246,53 pagos em 2022 e o restante entre os meses de janeiro e julho de 2023. A relação com as associações que apresentaram as propostas vencedoras do chamamento público por modalidade está disponível no site da Prefeitura de Piracicaba (www.piracicaba.sp.gov.br).
Os termos de colaboração via chamamento público têm três finalidades principais: a formação e o desenvolvimento esportivo (iniciação); projetos que deem continuidade à formação esportiva específica e iniciem o processo de treinamento para o alto rendimento esportivo (competição); e as manifestações voluntárias que contribuem com a integração, educação e promoção da saúde (lazer físico-esportivo). O processo inclui ainda a montagem das equipes de rendimento para a representação da cidade nos eventos oficiais da Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo.