Sesc Piracicaba e Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras) realizam, entre os dias 11 de maio e 1º de junho, o projeto Esporte Educacional, atividade que tem o objetivo de promover reflexões sobre os processos de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento esportivo sob a ótica da pedagogia do esporte, bem como se devem ser modificados com novas práticas. A ação é composta de quatro encontros, sempre às terças-feiras, às 15h, com transmissão pelo YouTube do Sesc (www.youtube.com/user/sescpiracicaba). A participação é livre e gratuita.
As discussões têm o propósito de construir uma base para assegurar o conhecimento do esporte em suas diferentes modalidades, incentivando o gosto pela prática e, sobretudo, a autonomia para conviver com o desporto. "Serão atividades que consideramos importantes para o desenvolvimento de uma formação continuada. O nosso objetivo é trazer os temas para discussão em grupos com livre acesso, mediação e 'mesa' para discussões", afirmou o secretário da Selam, Hermes Balbino.
O secretário Hermes Balbino defende o desenvolvimento de uma formação continuada
A proposta dos encontros é estimular o desenvolvimento das inteligências e a capacidade de resolver problemas em um ambiente organizado pela pedagogia do esporte, que contempla os aspectos do movimento (técnico e tático) e os socioafetivos, ou seja, uma didática que contribua para o processo de desenvolvimento integral e harmonioso, sem o foco na competitividade. "Ações como esta propiciam um novo ângulo na educação pelo esporte, muito além de seu aspecto competitivo, contribuindo para o desenvolvimento nas crianças e jovens de uma inteligência apta a resolver problemas diante de situações novas", disse Cintya Girio, supervisora do setor esportivo do Sesc Piracicaba.
PROGRAMAÇÃO – A programação começa no dia 11 de maio, com o tema Esporte Educacional. A mesa será composta por Roberto Paes, professor titular pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro, com a mediação de Eduardo Roberto Uhle, mestre em educação física e assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc-SP. O secretário de Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Hermes Balbino, completa o encontro.
No dia 18 de maio, a pauta Jogo e Inteligência será abordada pela doutora em educação física e atual livre docente da Unicamp, Elaine Prodócimo, especialista em educação física escolar, escola, violência, educação infantil e jogo. O bate-papo terá mediação de Daniel Leite, assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc-SP, e participação de Maria Angélica Gonçalves da Silva, a Branca, assessora de gabinete da Selam.
O terceiro encontro, agendado para 25 de maio, aborda o tema Pedagogia do Esporte e os Jogos Coletivos. Participam do diálogo Alcides Scaglia, mestre e doutor em pedagogia do movimento, e docente na faculdade de ciências aplicadas no curso de ciências do esporte da Unicamp; Ana Paula Feitosa (mediadora), assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc SP; e Sérgio Camarda, assessor especial de projetos da Selam.
A programação termina em 1º de junho com o debate sobre Pedagogia do Esporte Aplicada à Iniciação Esportiva em Ginástica, com as presenças confirmadas de Laurita Schiavon, docente da faculdade de educação física da Unicamp na área de ginástica e doutora em educação física/pedagogia do esporte pela mesma instituição. O encontro será mediado por Fabio Henrique Miranda dos Anjos, assistente técnico da gerência de desenvolvimento físico-esportivo do Sesc-SP, e contará ainda com Ronaldo Lucentini, coordenador do PDB (Programa Desporto de Base) e chefe do setor de esportes de formação da Selam.