Foi realizado hoje (19) o lançamento regional do Dia do Desafio ou Challenge Day. O evento aconteceu no Sesc Piracicaba e contou com a participação especial de Fabiana Murer, atleta olímpica no salto com vara, que conquistou a medalha de ouro no Mundial Indoor de Doha no último domingo (14) ao saltar sobre o sarrafo que marcava 4,80m, trazendo um título inédito para o atletismo brasileiro.

As atividades do lançamento começaram com a clínica de salto com vara, no ginásio de eventos do Sesc. Fabiana Murer mostrou as crianças os primeiros passos para a vida esportiva e, em especial, na modalidade.

Logo em seguida aconteceu o colóquio com o tema “A participação da mulher no esporte”. A atleta olímpica falou sobre a importância da prática esportiva e respondeu as perguntas do público a respeito de seu treinamento, competições, sua relação com outros atletas. Fabiana Murer lembrou ainda da dificuldade de vencer numa competição que o Brasil tem pouca tradição e escassos locais adequados de treinamento.

Durante o colóquio foram homenageados atletas e entidades que se destacaram no Challenge Day de 2009, em Piracicaba. Maria Eduarda Raizer Carlim, de 3 anos, fez aquecimento de 15 minutos e foi a participante mais jovem. Rubens Flávio Machado, 78 anos, fez musculação e foi o mais idoso, assim como Cecília Sarto Lavorenti (76 anos) que caminhou por 30 minutos. Também foram homenageadas a Unimed – Medicina Preventiva (133 participantes fizeram ginástica e alongamento), PSF Eldorado II (94 pessoas fizeram caminhada, alongamento e ginástica) e Centro de Reabilitação de Piracicaba (534 participantes caminharam, fizeram dança circular e taekwondo). Receberam menção honrosa: APAE (73 pessoas praticaram vôlei adaptado), CIEJA Piracicamirim (78 pessoas fizeram alongamento), E.E. João Guidotti (800 pessoas fizeram aquecimento, alongamento e saltos), Academia Elitsports (680 praticaram ginástica e musculação), Guarda Mirim de Piracicaba (190 pessoas caminharam na Rua do Porto), Tiro de Guerra de Piracicaba (130 fizeram ginástica militar), E.M. Prof. Thalles Castanho de Andrade (750 pessoas praticaram ginástica, alongamento e danças), Senai Piracicaba (900 fizeram ginástica e atividades recreativas), Clube de Campo de Piracicaba (1.102 pessoas participaram), Colégio Dom Bosco Assunção (400 pessoas praticaram atividades esportivas e recreativas), Case Jaraguá (32 fizeram alongamento e recreação), Cras Mario Dedini (78 caminharam e se alongaram) e Corpo de Bombeiros de Piracicaba.

No dia 3 de maio, em São Paulo, será feito o sorteio das cidades que disputarão entre si o Dia do Desafio e saber quem conseguirá mobilizar mais pessoas para realizar atividades físicas em prol da qualidade de vida.

Dia do desafio

O Dia do Desafio ou Challenge Day tem origem no Canadá, no ano de 1983, pela ParticiAction e atualmente é difundida pelo mundo pela alemã Trim and Fitness International Sport for All Association (Tafisa). No Brasil, desde quando chegou, tem a parceria do Sesc que, a partir de 2000, também passou a coordenar as atividades em todo o continente americano.

O evento visa a integração dos munícipes e das cidades participantes, bem como o estímulo à prática de educação física. Reúne para uma disputa saudável, municípios do mesmo porte, que buscam mobilizar o maior número de habitantes em quaisquer práticas de atividades físicas (desde atividades rotineiras até os esportes tradicionais, passando por jogos e brincadeiras). Ao final do dia ganha a cidade que obtiver o maior percentual de participação em relação ao número total de habitantes. Quem realizar a atividade por pelo menos 15 minutos, deve comunicar sua participação ao Sesc ou a Prefeitura Municipal.

Em 2009, Piracicaba mobilizou 95.713 pessoas, representando 26,72% de sua população. Com isso, os piracicabanos conquistaram seu quarto triunfo consecutivo, desta vez contra a cidade mexicana Mexicali.