Em uma parceria de sucesso que vem contribuindo para descoberta de novos valores e massificação do tênis de mesa na cidade, a Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam) e o Clube Atlético Piracicabano, comemoram na noite da última quinta-feira (20), 1 ano de existência do Projeto “Talentos Piracicabanos de Tênis de Mesa”.
O projeto é considerado modelo por implementar ações democráticas de acesso à prática esportiva. Partiicparam da solenidade, o secretário municipal de esportes, Pedro Mello, o diretor de esportes da Selam, João Francisco de Godoy (Jonnhy), diretores do CAP, Francisco Bueno de Camargo (Fran), patrocinadores e integrantes do projeto.
O secretário de Esportes, Pedro Mello, ressaltou que Piracicaba já tem tradição no tênis de mesa, citando a Academia Fran&TT, com reconhecimento nacional e internacional e que há anos trabalha para o crescimento da modalidade. No entanto, reconhece que estava faltando uma escolinha voltada para esta modalidade e o Clube Atlético se dispôs a encampar a idéia, visando principalmente a busca de novos valores e a inclusão esportiva.
De acordo com o secretário, o projeto não está voltado apenas para o lado competitivo. “O projeto tem dois objetivos, que é o de formar o homem do futuro e em segundo, criar o talento e fazer com que aquela criança que tenha habilidade, se desponte”.
O apoio ao projeto voltado ao tênis de mesa não é o único a ter participação da Selam. Segundo Pedro Mello, a atual administração tem priorizado a criação de escolinhas de base envolvendo todas as modalidades. Recentemente foi criada a escolinha de ciclismo, modalidade que estava ausente do município há vários anos. Citou ainda a escolinha de basquete, vôlei e atletismo. “Piracicaba hoje está trabalhando na base e ao mesmo tempo no esporte de alto redimento”.
O diretor de esportes do CAP e um dos idealizadores do projeto, Fábio Paes, destacou que já passaram pelo projeto mais de 120 crianças, oriundas dos diversos bairros do município. O projeto é voltado para pessoas de 8 a 18 anos, que freqüentam normalmente a escola. As aulas acontecem às terças e quintas-feiras, das 16 às 18 horas, das 18 à 20 e das 20 às 22 horas.