{mosimage}Seis escolas municipais receberam o Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente. A entrega aconteceu na tarde de hoje (13), no Anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria), na Vila Industrial. O diretor do Ipplap- Instituto de Pesquisa e Planejamento de Piracicaba, João Chaddad representando o prefeito Barjas Negri; Maurício Biagioni, diretores de escolas, educadores e pais de alunos prestigiaram o evento.A iniciativa tem apoio da Secretaria Municipal de Educação e Diretoria Regional de Ensino e neste ano contou com a participação de aproximadamente 77 escolas e 39 mil alunos. Nos 12 anos do projeto, somam-se 394.613 participações de estudantes do ensino Fundamental. Na categoria alunos, as estudantes Paolla Pecorari Tabareli, da Escola Municipal Profª Ilda Jenny Stolf Nogueira e Julia Dezen Gomes, da EM Profº Manoel Rodrigues Lourenço foram premiadas. Na categoria relatório, as escolas municipais Profº Benedito de Andrade e João Oriani foram escolhidas e na categoria “Projeto Escola”, as EMs Rachel de Queiroz e Santo Granúzzio. As escolas premiadas ganharam troféu e mais um cheque de mil reais para aplicação em projetos de preservação dos espaços.O diretor do Ipplap disse que a cidade é uma grande casa que precisa ser cuidada. Chaddad afirmou que a administração está realizando diversas ações no sentido de cuidar dos espaços públicos, citando como exemplo o Zoológico Municipal que foi reaberto após ficar 4 anos fechado.Chaddad citou ainda o Plano Diretor que segundo ele, se preocupa muito com a qualidade de vida da população, sem comprometer o meio ambiente. “Com certeza essas crianças conscientizarão seus pais para a necessidade de cuidar da cidade e do meio ambiente. O prêmio ArceloMittal Belgo de Meio Ambiente foi criado para incentivar e promover ações ambientais, jovens e adultos voltados para a cidadania comprometida com a vida. O objetivo é o de contribuir para a formação de cidadãos mais independentes, críticos e participativos.Neste ano, o tema “De olho na cidade” teve como objetivo promover a reflexão sobre a importância da conservação dos espaços públicos da cidade. Para levar a educadores e estudantes uma visão mais clara e objetiva do tema, um rico material didático foi especialmente preparado para fornecer subsídios e inspiração para novos diálogos, vivências e ações.Implantado em Piracicaba desde 1996, o Prêmio AecelorMittal Belgo de Meio Ambiente busca maior conscientização sobre as questões ambientais, de forma a contribuir para que as comunidades estejam motivadas e melhor preparadas para valorizar e conservar o ambiente em que vivem. As atividades do projeto são desenvolvidas junto às escolas participantes durante alguns meses do ano.