Com objetivo de evitar atos criminosos nos ônibus coletivos, a Guarda Civil de Piracicaba recebeu, em abril, treinamento da Swat (Special Weapons and Tactics ou Táticas e Armas Especiais).
Segundo o comando da Guarda Civil, a finalidade do treinamento é capacitar 60 homens para agir no transporte coletivo da cidade. De acordo com os registros da GC, no ano passado, foram realizadas 15 operações, nas quais foram recolhidas quatro armas de fogo, sendo três na linha Bosques do Lenheiro e uma na linha Novo Horizonte.
Gisson Amorim Costa, coordenador do curso, disse que a capacitação dos guardas civis veio do quadro dos altos índices de violência nos ônibus em Piracicaba. “Muita gente entra sem pagar e chega a ameaçar o motorista, por isso começamos no ano passado com as operações”, afirmou.
O coordenador disse ainda que a maioria dos crimes são cometidos por adolescentes. “Ocorre principalmente nos finais de semana, quando os jovens entram nos ônibus para ir a bailes onde encontram com grupos rivais e acabam se armando”, disse. Foi por esse motivo a Guarda solicitou o curso de “Bus Assalt” (assalto e seqüestro em ônibus com reféns), procurando melhorar as técnicas de abordagem em diferentes cenários. A Guarda informou ainda que hoje conta com 340 homens e todos passam por 80 horas de treinamento e capacitação por ano.