Segurança alimentar é foco de formação com profissionais da Assistência Social
Segundo módulo de formação reuniu 35 profissionais para debater práticas agroecológicas e integração entre políticas públicas
O segundo módulo do percurso formativo em segurança alimentar foi realizado ontem, 17/07, na Escola Municipal Juliana Dedini Ometto e reuniu 35 profissionais da Rede Socioassistencial de Piracicaba. O encontro teve como objetivo discutir sobre o potencial das hortas comunitárias como ferramentas pedagógicas e de trabalho social, mostrando como a educação pode ser uma das chaves na promoção da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN).

A atividade contou com a participação do movimento Tô Aqui e da Casa do Hip Hop, que compartilharam suas experiências pioneiras com a Horta Santa Fé, localizada na região oeste da cidade. Foram apresentadas diversas técnicas agroecológicas utilizadas no espaço, reforçando a importância de práticas sustentáveis no território.

Durante o encontro, também houve a demonstração da integração entre os setores da educação e da assistência social na promoção da SAN. A partir do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), a educação tem incentivado hábitos alimentares mais saudáveis entre os estudantes. Já no âmbito da assistência social, as atividades desenvolvidas nas hortas, especialmente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), têm fortalecido laços comunitários e promovido o protagonismo das famílias.
