Passeio histórico percorreu diversos espaços do Engenho Central

Com explicações ricas em detalhes e curiosidades sobre o Parque do Engenho Central de décadas passadas, a segunda edição do passeio histórico pelo complexo, margeado pelo rio Piracicaba, reuniu mais de 50 pessoas, que por cerca de duas horas caminharam do Portal do Engenho, na avenida Maurice Allain, até corredores entre os tantos armazéns do seu interior.

O passeio é realizado pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba), com apoio da Semdettur (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo). O secretário da Ação Cultural, Carlos Betrame, acompanhou o trajeto.

Assim como na primeira edição no último mês de janeiro, foi conduzido pelo historiador do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, Maurício Beraldo, pelo diretor do Misp, Pedro Maurano, e por Vlademir Sérgio Bisso, ex-funcionário entre 1958 a 1868 da Société de Sucreries Brésiliennes, empresa francesa que produzia açúcar e etanol e que funcionou no Engenho Central até 1974.

Secretário Carlos Beltrame acompanhou o passeio histórico

Uma das participantes do passeio no domingo passado foi a piracicabana Juliana Tranquilin, 32 anos, que ficou surpresa com tantas informações novas que recebeu sobre o Engenho Central, lugar que visita constantemente. “O que mais gostei foi participar de uma atividade com explicação de uma pessoa que vivenciou muitos aspectos que foram o Engenho Central que conhecemos. Foi um passeio muito legal e gratificante”.

Giovana Calábria, 37 anos, também reservou a manhã de domingo para participar do passeio histórico. “O que me motivou foi o interesse em saber mais sobre o que acontecia em décadas passadas em cada pedaço do local. No passeio, foi possível enxergar os armazéns em pleno funcionamento com o Vladmir falando até o nome de pessoas que trabalham neles”.

Maurano explica o que acontecia dentro de cada armazém do Engenho Central

A terceira edição do Passeio Histórico no Engenho Central será anunciada em breve. Como nas duas primeiras realizações, as vagas são limitadas e as inscrições são feitas por meio de um formulário online, previamente divulgado no site da Prefeitura e redes sociais da Semac.